Cave


No flanco sul da Baía dos Dois Irmãos (uma caminhada a rondar 10 minutos, partindo da encosta norte de Ribeira d’Ilhas) encontramos a Cave.
Esta direita ameaçadora só começou a ser surfada recentemente, tendo ganho notoriedade nos últimos anos devido à sua espetacularidade. É extremamente radical, tubular e arriscada. Com um ângulo de costa ainda virado a sul, quebra sobre uma placa de recife que não conecta com terra, localizada a pouquíssima profundidade. A sucção de água da base da onda em direção ao seu topo é tão intensa que esta parte abaixo da linha de água — e daí a sua designação —, com o tubo que aí se forma a tornar-se progressivamente mais oco, largo e plano à medida que a onda se aproxima do fim. A Cave destina-se apenas aos surfistas experientes e tecnicamente evoluídos, e mesmo a estes é aconselhável o uso de proteções.
- Tipo de onda: direita rápida, tubular, rasa e muito perigosa
- Tipo de fundo: recife
- Condições de maré: maré cheia
- Condições de ondulação: NO/N
- Condições de vento: de SE a NE
- Consistência: +
- Ângulo de rebentação: 27º
- Comprimento da linha de rebentação: 30 a 70 metros
- Altura das ondas: 1,0 a 2,5 metros
- Tipo de rebentação: mergulhante/de fundo
- Nível de prática LIVRO7: 7 - Surfistas capazes de completar, com controlo e fluidez, diferentes combinações das 7 manobras na mesma onda e estar à vontade debaixo de água em ondas poderosas de pelo menos 4 metros.