Test Beds cofinanciadas pelo PRR: o exemplo da InovPlas

Enquadrado no PRR, a medida Rede Nacional de Test Beds visou a criação de uma rede nacional para prestação de serviços às empresas para o desenvolvimento e teste de novos produtos e serviços.
Consideradas polos de inovação, as Test Beds funcionam numa lógica colaborativa entre as empresas responsáveis pela sua operação e as empresas às quais prestam serviços. Estes serviços, essencialmente destinados a PME e a startups, concretizam-se pela disponibilização de infraestruturas e capacidade tecnológica e visam criar as condições necessárias ao desenvolvimento e teste de novos produtos e serviços, que se encontrem em condições de atingir um Technology Readiness Level (TRL) entre 5 e 9, com uma forte componente digital e/ou de simulação virtual/ digital associada.
As empresas que operam cada Test Bed têm de assegurar que as PME e as startups a quem prestam serviços integram a rede colaborativa da sua Test Bed, enquanto empresas aderentes.
Um dos exemplos de Test Bed é a Inov Plas (email: test.beds@moldetipo.pt), que se dedica à inovação no setor dos moldes e dos plásticos, prestando serviços nas seguintes áreas:
- Desenvolvimento de Produto
- Protótipos e Testes
- Programação Avançada
- Consultadoria
- Centros de Maquinação Avançados
- Técnicas Avançadas de Injeção Polímeros
- Desenvolvimento e Caracterização de Novos Materiais
A grande vantagem para as PME é o facto de os serviços serem comparticipados pelo PRR, pelo que o custo final é manifestamente inferior ao custo normal de mercado.