Economia do Mar em debate na Ericeira

Contribuindo para uma maior dinamização da Economia Azul, realiza-se, no dia 20 de fevereiro, a partir das 14h00, o encontro científico “Visibilidade, Comunicação, Imagem, História Marítima, Artes e Letras”, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, organizado pelo grupo de trabalho EcoMar XXI e pela Câmara Municipal de Mafra, em colaboração com a Universidade Europeia. A participação é gratuita, mediante inscrição.
A Economia Azul está associada à utilização e proteção do oceano, adicionando o critério de sustentabilidade à conceção anterior de Economia do Mar. Este conceito junta o mar e os seus atuais e futuros usos, às regiões, à indústria e às pessoas, alinhando interesses e conciliando expectativas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades.
O evento promove a reflexão e a partilha de experiências em áreas como Conhecimento, identidade, História Marítima, Artes e Letras, Comunicação, Imagem e Marca, bem como sobre a relação entre o mar e comunicação (com apresentação de estudos de caso), assim como o papel da Economia Azul no contexto estratégico da orla costeira Alcobaça-Sintra.
O encontro integra-se na iniciativa “Economia do Mar - Por Rumos a Navegar”, tomando como ponto de partida o tema Hypercluster do mar (Ernâni Lopes, 2009), promovendo vários encontros para reflexão, tendo por base os eixos estratégicos apresentados na obra.
Tendo por objetivo contribuir para uma estratégia holística e sustentável para dinamizar a economia do Mar, em Portugal, os conteúdos produzidos nas várias sessões de trabalho, relativas aos eixos estratégicos serão operacionalizados, resultando num relatório final com as conclusões e recomendações de cada encontro.
Consulte o programa.
Inscrições em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfup9PtJCYBBo1JIWo4HJJUIhb9WTHlcDCVs13TqY7IdMfKYA/viewform