IAPMEI cria ferramentas de autodiagnóstico ESG para PME

Para ajudar as Pequenas e Médias Empresas (PME) no seu processo de transição para práticas de gestão sustentáveis, o IAPMEI disponibiliza uma série de ferramentas de autodiagnóstico, que pretendem apoiar as empresas a descodificar os chamados critérios ESG e a identificar os temas que, nas áreas ambiental, social e de governação, são mais valorizados pelo mercado e pelos seus principais ‘stakeholders’, à luz das prioridades do regulador.
No atual quadro regulatório de finanças sustentáveis, as empresas deixam de ser exclusivamente avaliadas pelos seus resultados económico-financeiros e passam, também, a ser chamadas a demonstrar os seus desempenhos quanto ao fator sustentabilidade. Alinhar estratégias de gestão com as expectativas do mercado e da regulação nesta matéria é por isso prioritário, e as PME melhor posicionadas ganharão em vantagens competitivas.
O objetivo é levar as empresas a refletir sobre como alinhar o negócio aos princípios da sustentabilidade e de que forma podem melhorar os seus desempenhos em matéria de ESG.
Estas ferramentas integram um espaço de conhecimento criado recentemente pelo IAPMEI sobre o tema ‘ESG e Finanças Sustentáveis’, que contou com o apoio do POAT 2020, através do FEDER, e pretende ser um guia para as empresas no seu processo de transição para a sustentabilidade.
Descarregue aqui as ferramentas ESG e faça o autodiagnóstico da sua empresa.