Mafra em destaque na newsletter CESOP-Local

O modelo de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvido no Concelho de Mafra, foi recentemente destacado na newsletter da Rede CESOP-Local, uma iniciativa da Universidade Católica Portuguesa dedicada ao estudo e monitorização de políticas públicas a nível local.
Reconhecido pela UN-Habitat como exemplo de boas práticas, o modelo de Mafra estrutura-se em quatro fases principais:
- sensibilização e formação interna (“Respirar os ODS”);
- planeamento estratégico e elaboração do Relatório Voluntário Local (VLR);
- implementação de projetos alinhados com os ODS;
- monitorização contínua e avaliação de impacto.
Este modelo serviu de base à proposta apresentada por Mafra à UN-Habitat, para a criação da Iniciativa Lusófona dos Municípios ODS (ILMO), cuja missão é promover a cooperação entre autarquias dos países da CPLP na localização dos ODS. A rede tem vindo a consolidar-se com diversas reuniões internacionais, incluindo no HLPF 2024 (Nova Iorque), WUF12 (Cairo) e no 2.º Seminário Lusófono “Municípios ODS”, realizado em Portugal.
A ILMO tem como objetivo partilhar metodologias, monitorizar progressos e promover soluções adaptadas às realidades locais, assumindo-se como uma plataforma de inovação e cooperação municipal em prol do desenvolvimento sustentável nos países lusófonos.
A nova edição da newsletter CESOP-Local está disponível em: https://cesop-local.ucp.pt/newsletters
Esta iniciativa contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 3 – Saúde e Bem-estar, 4 – Educação de Qualidade, 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos.