12.º aniversário da Escola das Armas

A Escola das Armas assinalou o seu 12.º aniversário com uma cerimónia militar, presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército. Nesta ocasião, foi também celebrado o protocolo de colaboração para o desenvolvimento do projeto “Mafra, referência nacional e internacional do desporto equestre”.
Na referida cerimónia militar, que decorreu no Terreiro D. João V, em Mafra, intervieram o Comandante da Escola das Armas, Brigadeiro-General Marques Avelar, e o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Mendes Ferrão, contando com a participação de representantes das entidades locais e de alunos dos Concelhos de Mafra e de Borba.
Já na Sala Elíptica, procedeu-se à assinatura do protocolo de colaboração que estabelece as bases de uma parceria para o desenvolvimento do projeto “Mafra, referência nacional e internacional do desporto equestre”, com especial foco na formação, turismo e desporto, que se desenvolverá na Escola das Armas. Este protocolo foi celebrado entre o Exército Português, representado pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, o Município de Mafra, representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Hugo Moreira Luís, e a Federação Equestre Portuguesa, representada pelo Presidente, Bruno Rente.
As intervenções inerentes ao projeto decorrerão faseadamente, incluindo a construção de campos de obstáculos, campos de treinos e boxes no potril, entre outras, com o objetivo criar condições para acolher ações de formação, estágios de alto rendimento e eventos equestres civis e militares.
A Vila de Mafra tem uma relação secular com o meio equestre nacional. Durante décadas, assumiu o papel de polo central do ensino de equitação, formando mestres, instrutores e monitores, civis e militares, nacionais e estrangeiros. Por sua vez, estes formaram centenas de cavaleiros, muitos deles olímpicos. Assim, este investimento permitirá valorizar a longa história da prestigiada “Escola de Mafra”.



































