'Cheleiros, perspetivas de futuro'

"Cheleiros, perspetivas de futuro". Este foi o tema da tertúlia organizada no Centro de Interpretação de Cheleiros, com representantes da União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros, Município de Mafra, A2S - Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia e associações locais.
Para além dos projetos integrados na ARU - Área de Reabilitação Urbana de Cheleiros, foi abordada a requalificação do corredor ribeirinho do Rio Lizandro, no troço da Ribeira de Cheleiros, entre a ribeira da Mata Grande e a ponte de Carvalhal (União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros), numa extensão de 9.300 metros de linha de água.
A intervenção visa o restauro ecológico e a renaturalização da galeria ripícola, através da remoção de espécies invasoras, plantação de espécies autóctones, estabilização das margens e integração de percursos interpretativos, contribuindo para a preservação da biodiversidade e para o reforço das infraestruturas verdes no concelho.
A operação, aprovada no âmbito do Programa Regional Lisboa 2030 (FEDER), representa um investimento total de 497 mil euros, com uma comparticipação comunitária de cerca de 200 mil euros.









