Casa do Pão de Carvalhal

Já abriu a Casa do Pão de Carvalhal! Este espaço museológico, instalado no edifício da antiga escola primária da localidade, pretende enaltecer o saber-fazer da panificação, ancorado na tradição familiar.
O pão saloio é um alimento que se distingue no quadro da produção panificadora nacional. Até há meio século atrás, o seu fabrico permaneceu como uma atividade doméstica e artesanal. Contudo, a conjuntura político-económica da década de 1970 trouxe melhorias consideráveis à atividade panificadora, pelo que o pão produzido no Concelho de Mafra começou a ser comercializado noutras regiões. Nesta época, Carvalhal tornou-se um dos seus principais polos de produção. A aldeia – situada no Vale de Cheleiros, à beira do Rio Lizandro e implantada numa região marcadamente rural – tem a sua história e economia ligadas ao binómio do pão e do vinho.
A Casa do Pão de Carvalhal tem por intuito a preservação da memória dos padeiros, moleiros e construtores de fornos. O espaço é composto por uma área exterior, onde logo à entrada o visitante é acolhido por um singelo monumento alusivo à panificação. Na parte traseira do edifício estende-se um pátio, equipado por um forno do pão e um casal de mós em funcionamento. De igual modo, está patente uma exposição de fotografia, intitulada “O Pão Nosso de Cada Dia”, que sublinha a dimensão simbólica do pão e a sua ligação ao divino. Já o espaço interior tem duas áreas: uma área “mãos na massa”, de caráter interativo, destinada à realização de oficinas; uma segunda área, de caráter expositivo, dedicada ao processo que envolve o ciclo do pão, das origens ao produto final, integrando artefactos doados pela comunidade.
Esta é uma iniciativa da União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros, com o apoio do Município de Mafra e com financiamento através da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia. Por ocasião da inauguração, a União das Freguesias e a Comissão da Capela de S. Simão e N. Sra. do Ó celebraram um protocolo de colaboração, visando a dinamização de atividades comunitárias e culturais ligadas à Casa do Pão.





















