Mafra no panorama do duatlo internacional
A primeira edição do Powerman Portugal, uma importante prova de duatlo internacional, trouxe às estradas do Concelho de Mafra mais de 450 atletas oriundos de 16 nacionalidades, incluindo participantes de vários pontos da Europa, Canadá, Austrália e Japão, para percorrer os três segmentos e duas distâncias: média distância 10km de corrida – 60km de ciclismo – 10km de corrida e distância sprint com 5km de corrida – 30km de ciclismo – 5km de corrida.
O percurso da corrida foi essencialmente urbano, iniciando na belíssima envolvente do imponente Real Edifício de Mafra, continuando depois até ao Parque Desportivo Municipal onde os atletas correram em terra batida, praticamente sem zonas planas, seguindo-se o ciclismo num percurso serpenteante pelas povoações da Murgeira, Codeçal, Sobral da Abelheira, Picanceira, Sobreiro, Salgados, até chegarem novamente ao Real Edifício.
O trajeto do primeiro Powerman em Mafra fica “famoso” entre os atletas pela sua intensidade, com subidas muito duras e descidas e curvas muito técnicas onde foi «necessário abordar com cautela», afirmou José Estrangeiro, triatleta internacional agora dedicado à longa distância, e embaixador do Powerman em Portugal.
O primeiro atleta a chegar à meta, da primeira edição do Powerman Portugal, foi o belga Seppe Odeyn, com 02:44:08, seguido de João Ferreira, que completou a prova em 02:44:43 e José Estrangeiro, que fechou o pódio com 02:45:44.
Na elite feminina, a suíça Nina Zoller, 2.º lugar do ranking da Powerman, seguiu isolada durante todo o percurso conquistando a vitória com 03:06:23. A austríaca Sigrid Herndler foi a segunda mulher a passar a meta com 03:09:20 e Ann Schoot Uiterkamp, duatleta da Holanda, fechou o pódio com 03:10:40.
O balanço desta primeira prova foi muito positivo, segundo John Raadschelders, presidente da International Powerman Association, dando a «possibilidade de duplicar os participantes já em 2021!» Segundo Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, «esta é uma excelente parceria que promete relançar a modalidade do duatlo no nosso pais e colocar Mafra no mapa internacional do duatlo».
