Seminário Nacional da Bandeira Azul premeia Município de Mafra

O 9.º Seminário Nacional da Bandeira Azul reuniu profissionais e representantes de diversas entidades ligadas à gestão ambiental, com o propósito de promover práticas sustentáveis em praias, marinas e embarcações de todo o país. O evento, realizado em Mértola, integrou a atribuição dos prémios dos concursos e os certificados internacionais Bandeira Azul, reconhecendo o trabalho das entidades que mais se destacam no cumprimento dos critérios de qualidade ambiental. Mafra distinguiu-se com o Prémio Município Mais Azul, pelo excelente desempenho nas atividades de Educação Ambiental, e com atribuição de diferentes certificados, reconhecendo a qualidade das praias concelhias.
Para além do prémio Município Mais Azul, foram atribuídos ao Município de Mafra os seguintes certificados: Certificado “Transformar 2024”, pelo acolhimento do projeto na Praia da Foz do Lizando; Certificado Praia Saudável, pela colaboração ativa do Município na implementação do Programa Nacional de Vigilância Bandeira Azul 2024; Certificados Internacionais Bandeira Azul (25 anos - Praia de São Lourenço; 15 anos – Praia da Foz do Lizandro e Baleia; 10 anos – Praia do Algodio e Porto da Calada).
O seminário teve como principais objetivos a apresentação do Programa Bandeira Azul 2025, que define novas metas e diretrizes para a continuidade do compromisso com a preservação ambiental. Foram ainda partilhadas boas práticas e experiências, promovendo a troca de conhecimentos e o fortalecimento de estratégias para a sustentabilidade e a conservação dos recursos naturais. Paralelamente, foi efetuado o balanço do Programa Bandeira Azul 2024, com uma análise dos impactos e dos resultados alcançados ao longo do ano.