Fórum do Pão: apresentação da Plataforma Nacional do Pão

A Plataforma Nacional do Pão foi ontem apresentada ao público, num evento realizado no Festival do Pão, no espaço dedicado ao Fórum do Pão. Esta plataforma tem como objetivo valorizar e qualificar este produto tradicional, incluindo conceber uma certificação a atribuir aos pães que correspondam ao conceito de “Pão português” ou “Pão tradicional”, criar um laboratório de suporte para as questões de desenvolvimento/ inovação de produto e de formação de profissionais, promover os estabelecimentos que produzam e comercializem pão português, elaborar e desenvolver estudos de investigação, promoção e formação, publicar material promocional e de divulgação, entre outras ações.
Nesta ocasião, foi celebrado um protocolo de colaboração entre o Município de Mafra e a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, enquanto entidade coordenadora da Plataforma Nacional do Pão. Nos termos deste protocolo, o Município de Mafra tornou-se Membro Efetivo desta Plataforma e vai disponibilizar, a título gratuito, um espaço físico, na área do seu território, para o funcionamento físico da Plataforma.
No mesmo dia, no âmbito do Fórum do Pão, teve lugar o debate “Pão Tradicional: o que é e que vantagens tem?”, com Ana Ferreira (Pão da São – Vimieiro), Paulino Horta (Farinhas Paulino Horta – Alenquer), Elisabete Ferreira (Clube Richemont Portugal e Padaria de Gimonde – Bragança) e Verónica Dias (Padaria Brites – Porto). O debate foi moderado por Paulo Amado, fundador das Edições do Gosto.
Não perca, hoje, às 18h00, a sessão dedicada à valorização e qualificação do Pão Alentejano, com Francisca Valério (Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento) e Maria Manuel Gantes (Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo).













