O dia de todos nós
O Dia do Município foi celebrado com uma sessão solene realizada na Sala Elíptica do Real Edifício de Mafra, cedida pela Escola das Armas. Nesta cerimónia, foram entregues condecorações municipais a pessoas singulares e coletivas que prestaram serviços meritórios ao Concelho de Mafra.
As comemorações iniciaram-se com o hastear das bandeiras no Terreiro D. João V, seguindo-se a missa realizada na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério.
A sessão solene foi iniciada pelo Presidente da Assembleia Municipal, José Bizarro, sublinhando que “por coincidência de calendário, no exato dia em que se assinala o Dia da Europa, em 2024 comemoramos aquele que é o dia de todos nós”. Destacou que “muitas conquistas que hoje damos por adquiridas, no nosso modo de vida e no nosso desenvolvimento, foram impulsionadas pela União Europeia”, aditando que “a qualidade das políticas europeias é determinante para a qualidade de vida das nossas populações”. De seguida, efetuando um exercício de reflexão, identificou a necessidade de “implementação de uma estratégia orientada para a construção de novos horizontes de esperança”, em vários domínios: juventude no centro da ação política; coesão social como pilar indispensável; resposta aos desafios do dividendo demográfico.
O Presidente da Câmara Municipal, Hugo Moreira Luís, declarou que “ao longo dos últimos 40 anos, o nosso concelho foi liderado, com zelo e comprometimento, numa trajetória marcada por um profundo amor por Mafra e pelo bem-estar dos seus habitantes”. Referindo-se à estratégia municipal em curso, evidenciou “os mais de 75 milhões de euros em investimento no nosso concelho, com financiamento no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, em áreas como a educação, a habitação, a cultura, a saúde, entre outras”. Contextualizou que, “no cenário internacional, testemunhamos acontecimentos que tiveram – e têm – um impacto profundo em todas as gentes. Os conflitos geopolíticos e os desafios ambientais assumem interconexões e complexidades, às quais não podemos ficar alheios, porque caracterizam o nosso mundo globalizado. Como comunidade, estamos comprometidos em desempenhar um papel ativo na promoção da paz, da justiça e da cooperação internacional”.
Nesta sessão solene foram atribuídas condecorações. Com a Medalha de Honra da Vila de Mafra foi homenageado Hans Dirk Reinwald, Burgomestre de Leimen, cidade alemã geminada com Mafra. A Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, foi entregue à Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro, ao autarca Filipe Abreu, à empresa Feerica, ao professor Alfredo Carvalho e à médica Luísa Ramos. Com a Medalha de Mérito Municipal, Grau Prata, foram distinguidos o dirigente associativo João Guerra e o judoca Guilherme Silva.
Consulte as deliberações: