Sessão de encerramento do projeto “Plano Estratégico de Reabilitação de Linhas de Água” (PERLA)

O Município de Mafra promoveu a sessão de encerramento do projeto “Plano Estratégico de Reabilitação de Linhas de Água” (PERLA), que decorreu no Centro Interpretativo do Rio Lizandro, localizado no Parque Ecológico da Venda do Pinheiro. Este plano reveste-se da maior importância para a identificação e priorização de medidas e investimentos que minimizem a vulnerabilidade do Município, e dos recursos hídricos, em particular, às alterações climáticas.
O Presidente da Câmara Municipal, Hugo Moreira Luís, deu o mote para a sessão, sublinhando a importância da partilha de conhecimentos e experiências para uma intervenção local coerente, orientada para a valorização das frentes de água.
Intervieram Susana Escária, Diretora de Serviços de Prospetiva e Planeamento da Secretaria-Geral do Ambiente, Helena Alves, representante da Divisão de Recursos Hídricos Interiores da Agência Portuguesa do Ambiente, Marta Gomes, Vereadora da Câmara Municipal de Mafra, e o Professor Doutor Pedro Teiga, representante da empresa parceira E-RIO.
Ao longo da sessão, foram destacados os trabalhos realizados ao nível municipal, designadamente a aplicação de técnicas de engenharia natural nas margens de rios e ribeiras, bem como a criação de dois “Laboratórios Rios+”: em meio urbano, o LabRios do Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro; e em meio rústico, o LabRios da Senhora do Ó, na Carvoeira.
O evento terminou com uma visita ao LabRios do Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro.
A elaboração do PERLA surge no âmbito do financiamento do EEAGrants Portugal, enquadrado no mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu para o período 2014-2021. O investimento total foi de 234.720€, sendo cofinanciado a 85%, tendo como promotor o Município de Mafra e como parceiro a E.Rio.
A execução do PERLA de Mafra contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 4 – Educação de Qualidade, 6 – Água Potável e Saneamento, 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, 13 – Ação Climática, 14 – Proteger a Vida Marinha e 15 – Proteger a Vida Terrestre.























