Turismo gastronómico em reflexão na Ericeira
A Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva recebeu a conferência “Importância do Turismo Gastronómico nas regiões”, organizada pela Câmara Municipal de Mafra, através da Mafra e Ericeira Business Factory, em parceria com a AHRESP. A iniciativa visou refletir sobre o turismo gastronómico que, para além da oferta da restauração, integra experiências que utilizam a comida como meio de conexão entre as pessoas, os lugares e o tempo.
A iniciativa, destinada a empresas de restauração, gastronomia e de turismo, empreendedores e estudantes, teve como principal objetivo, segundo a Vereadora Célia Batalha Fernandes, pensar o turismo e pensar a gastronomia, tendo como finalidade o crescimento e a qualificação, de forma a constituir uma oferta diferenciadora, criadora de valor e de sentido de pertença, promovendo e dignificando as tradições gastronómicas, que fazem parte da cultura e da alma de um povo.
Na conferência foi apresentado o “Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos”, desenvolvido pela AHRESP, como forma de valorizar o património gastronómico português como produto turístico, convertendo-o num elemento diferenciador da oferta, transformando-o num verdadeiro produto estratégico e competitivo. O programa visa reconhecer os estabelecimentos que, pela adoção do receituário tradicional português, pela utilização de produtos locais ou regionais e pela excelência do serviço, se distinguem, criando uma rede de restaurantes que sirva de referência para consumidores interessados em autenticidade.
Na conferência foram, igualmente, abordadas as seguintes temáticas: “A estratégia de Portugal no Turismo Gastronómico”; “A hospitalidade como base para o turismo gastronómico”; “A Importância da identidade”; “O panorama da restauração nacional e o impacto do turismo”.
