PERSU 2030: limpeza urbana e gestão de resíduos em conferência
Integrada na programação da 2.ª Semana do Ambiente, a sessão técnica “PERSU 2030: Conhecer e Atuar”, dinamizada pela Associação de Limpeza Urbana (ALU), com o apoio do Município de Mafra, juntou cerca de 100 especialistas, autarcas, empresários e cidadãos, num debate sobre as alterações apresentadas pelo Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030) para o setor da limpeza urbana e da recolha de resíduos. A conferência realizou-se esta manhã, no Salão Nobre do Edifício Municipal de Serviços (Loja do Cidadão) de Mafra.
A sessão, introduzida pela Vereadora da Câmara Municipal de Mafra, Lúcia Bonifácio, contou com a participação em vídeo do Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, seguindo-se a intervenção do Presidente da Direção da ALU, Luís Almeida Capão.
Cristina Carrola, Vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), apresentou as linhas gerais do documento, dando o mote para a intervenção de Sílvia Ricardo, Chefe da Divisão de Gestão da Informação de Resíduos da APA, que expôs os três eixos orientadores do PERSU 2030, bem como os objetivos, medidas e ações que concretizam este Plano.
A conferência terminou com a declaração de Rui Morais, Vice-Presidente da Direção da ALU e Presidente da AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga.
O PERSU 2030 entrou em vigor a 24 de março de 2023, como incentivo à implementação de uma política melhorada de prevenção e gestão de resíduos urbanos (RU), orientando as entidades responsáveis e os cidadãos para um trabalho conjunto de valorização dos RU e biorresíduos, com vista à redução do consumo de matérias-primas naturais de recurso limitado.