Livramento e Malveira: Postos da GNR Requalificados

O Município de Mafra, o Ministério da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana (GNR) celebraram, hoje, contratos de cooperação para reabilitação do Posto Territorial da Malveira e para cedência e reabilitação do antigo edifício da Escola Básica para instalação do Posto Territorial do Livramento. A assinatura foi antecedida pela entrega de novas viaturas à GNR a nível nacional, cerimónia que foi presidida pelo Ministro da Administração Interna. Nesta ocasião, o Município de Mafra procedeu, também e mais uma vez, à cedência de três viaturas para apoio aos Programas Especiais desenvolvidos pelo Destacamento Territorial de Mafra da GNR.
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, explicou as razões que conduziram à escolha de Mafra para acolher esta iniciativa que assinala o reforço da capacidade operacional da GNR a nível da mobilidade. Declarou que o Concelho de Mafra coloca desafios em matéria de segurança, uma vez que se caracteriza como um território residencial (tendo registado o maior crescimento populacional na Área Metropolitana de Lisboa nos últimos cinco anos), como uma zona turística à escala internacional (associada à Reserva Mundial de Surf da Ericeira e, agora também, ao Real Edifício de Mafra, distinguido como Património Mundial da UNESCO) e, igualmente, como um espaço rural. Neste contexto, o representante do Governo salientou, também, a “exemplar parceria desenvolvida com a Câmara Municipal de Mafra na área da segurança interna”.
O Comandante Geral da GNR, Tenente-General Luís Botelho Miguel, informou que as 38 novas viaturas serão usadas para ações de policiamento comunitário, trânsito, intervenção e investigação criminal. Congratulou-se, também, pela cedência de três viaturas, pelo Município de Mafra, registando o “ambiente de franca cooperação e de absoluto respeito institucional” com a autarquia.
No que concerne às intervenções nos Postos Territoriais do Livramento e da Malveira, e de acordo com os contratos celebrados, estas representam um investimento total de cerca de 875 mil euros, a suportar pela Secretaria Geral da Administração Interna, ficando o Município de Mafra responsável pelos procedimentos inerentes à realização das empreitadas, fiscalização e coordenação de segurança em obra, para além de custear os arranjos exteriores. “Ainda que a segurança seja, antes de mais, um dever do Estado Central, tem vindo o Município a assumir uma postura de permanente colaboração”, declarou o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Sousa Silva, sublinhando que se pretende elevar as condições de trabalho dos militares e de atendimento aos cidadãos.















