Receção aos Docentes do Concelho de Mafra
Na Basílica do Real Edifício de Mafra, recentemente distinguido como Património Mundial pela UNESCO, a Câmara Municipal saudou os docentes do Concelho de Mafra com o lançamento do “Boletim Cultural”, publicação municipal de referência, e com um concerto a seis órgãos. Professores e educadores foram desafiados a transmitir, aos alunos, o conhecimento sobre o património que faz parte da identidade do Concelho de Mafra.
O Presidente da Câmara Municipal, Hélder Sousa Silva, informou sobre as diversas intervenções realizadas para manutenção, requalificação e ampliação do parque escolar, garantindo a igualdade de oportunidades de todos os alunos no acesso a condições de excelência.
Atendendo ao crescimento da população escolar do Concelho de Mafra (nos últimos 17 anos, o número duplicou, sendo que, atualmente, se registam 15.674 alunos), o edil fez notar a urgência do investimento no aumento da capacidade ao nível do ensino secundário.
Porque os docentes são “construtores do edifício que é o conhecimento”, esta receção constituiu o espaço, por excelência, para o lançamento da publicação que é o principal repositório de informação sobre o Concelho, nas suas mais diversificadas vertentes culturais. O 1.º número desta 2.ª série traz inovação não apenas no design gráfico, mas sobretudo na qualidade técnico-científica e na estruturação dos conteúdos, contemplando dois campos: um dedicado ao tema principal, que são os órgãos históricos; e outro versando temas multidisciplinares em áreas como a antropologia e tradições, a economia rural, a história, a demografia, a arte, a arqueologia e a bibliografia.
O “Boletim Cultural” é o produto da generosidade de técnicos municipais e autores externos (munícipes, nacionais e estrangeiros) que, sob a coordenação editorial de Irina Alexandra Lopes, aceitaram o desafio de partilhar o seu conhecimento.