Bombeiros dos Países da Língua Portuguesa reunidos em Mafra

O Município de Mafra recebe o VI Encontro da União dos Bombeiros dos Países de Língua Portuguesa (UBPLP), entidade que tem como propósito promover a cooperação científica e pedagógica entre os “Soldados da Paz” de oito países, que reúnem 250 milhões de pessoas que partilham o mesmo idioma. No encontro, que está a decorrer no Edifício Municipal de Serviços (Loja do Cidadão de Mafra), participam as delegações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor Leste, para além de Portugal.
“É uma honra ser anfitrião deste encontro, num território que tem uma relação umbilical e estreita com as questões da Segurança e Proteção Civil, fundamentais para a qualidade de vida”, declarou o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva.
O Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, explicou que este encontro, para além da troca de experiências, “tem por objetivo alavancar os laços de amizade entre a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, sabendo que os Bombeiros são o principal alicerce da Proteção Civil que sustenta a Segurança como um direito fundamental implícito na Constituição de todos os Estados da CPLP.
Após a reunião de trabalho entre todos os países da UBPLP, que decorreu no âmbito do VI Encontro da UBPLP, procedeu-se à entrega de quatro viaturas para Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau, oferecidas pelas Associações Humanitárias de Bombeiros portugueses.










