Início do Ano Hidrológico 2022
Face ao início do ano hidrológico, o Serviço Municipal de Proteção Civil sensibiliza os munícipes para a necessidade de adotar medidas preventivas para minimizar os efeitos decorrentes das primeiras precipitações, que poderão ser mais ou menos intensas, e situações de vento muito forte.
Eventuais cenários de acidente podem ser acautelados se, atempadamente, forem tomadas as medidas adequadas de prevenção:
1. Para evitar inundações:
- Desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais de quintais ou varandas e limpeza de sarjetas, algerozes e caleiras dos telhados de habitações.
2. Para evitar cheias:
- Remoção dos resíduos sólidos urbanos depositados nos troços marginais dos cursos de água;
- Recolha ou trituração de resíduos resultantes do corte dos salvados das áreas ardidas, localizadas nas margens das linhas de água, assim como dos resíduos de atividades agrícolas e florestais.
3. Instabilidade de aterros e taludes de terra (em especial os de maior inclinação junto a aglomerados populacionais, vias rodoviárias e ferroviárias):
- Ter atenção às possíveis deformações (abertura de fendas, que significam arrastamento de material) e assentamentos causados pelas variações do nível de água nos terrenos.
4. Arrastamento de objetos soltos para as vias rodoviárias:
- Verificação de todas as estruturas que, pelas suas características (dimensão, formato, altura desde o solo, resistência ao vento), possam ser facilmente arrastadas ou levantadas dos seus suportes, garantindo a resistência aos ventos fortes;
- Em situações que tal seja impossível, deve-se garantir a facilidade de remover/desmontar essas estruturas, guardando-as em locais seguros sempre que ocorram ventos fortes previsíveis.
A Câmara Municipal, Uniões e Juntas de Freguesia e Agentes Locais de Proteção Civil darão o apoio necessário às populações, quando as situações o justificarem e dentro do definido no Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro.
