Fórum do Pão: Produtos Locais em Destaque
Considerando que o Fórum do Pão, enquadrado no Festival do Pão que está a decorrer até 17 de julho no Jardim do Cerco, se constitui como o espaço por excelência para dar visibilidade aos produtos locais, entendeu a Câmara Municipal fazer deste um palco para sublinhar a importância destes produtos que, sendo diferenciadores para os consumidores, contribuem para o desenvolvimento dos territórios rurais.
Sob o mote “Local é sustentável. Local é qualidade”, serão organizadas sessões de apresentação, começando pelo tema da qualificação do Pão, cuja produção está muito ligada aos ritmos da natureza, ao saber-fazer tradicional e à preservação da paisagem e da identidade, mas abrangendo também a inovação nos produtos e processos de produção locais.
Assim, no dia 11 de julho, às 17 horas, decorre a sessão “Qualificar o Pão de Mafra, para quê”, dinamizada por Ana Soeiro, Diretora Executiva da associação Qualifica Portugal. A qualificação destina-se a apoiar os produtores a manterem a qualidade diferenciada do seu produto, garantindo assim condições de concorrência leal para os genuínos produtores de Pão de Mafra, o respeito pelos seus consumidores e o respeito pelos direitos de propriedade intelectual dos produtores.
Já no dia 12 de julho serão apresentados os projetos locais “Cake design” e “Treego Padaria Artesanal Sourdough”, respetivamente às 16h30 e 17h00.
O Fórum do Pão acolherá, no dia 14 de julho, sessões dedicadas aos projetos “Mel d’Art” e “Frescos da Vila”, igualmente às 16h30 e 17h00. “Animob” e “Pura e Simplesmente” são os projetos apresentados no dia 15 de julho, respetivamente às 16h30 e 17h00.
