Concelho de Mafra, destino turístico sustentável
Na Bolsa de Turismo de Lisboa, plataforma de excelência para a divulgação do turismo nacional, foi apresentada a certificação do Concelho de Mafra como destino turístico sustentável, selo internacional atribuído pelo Instituto de Turismo Responsável (ITR) em reconhecimento da integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na estratégia de desenvolvimento turístico.
“Para além da assunção de um compromisso na implementação de um modelo de desenvolvimento turístico que garanta uma relação equilibrada entre a atividade humana, a proteção do ambiente e a preservação do património histórico-cultural, esta distinção é também um instrumento de promoção da notoriedade nacional e internacional, um critério de escolha do destino pelos turistas e um estímulo à qualificação da oferta pelos operadores locais”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, nesta sessão que decorreu no stand da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.
O Diretor Executivo do ITR, Patrício Azcarate, que gravou uma mensagem em vídeo, salientou que esta certificação “é o reconhecimento de um trabalho que Mafra tem vindo a realizar, no quadro da Agenda 2030, sendo um destino melhor para viver e para visitar, envolvendo todos os cidadãos”.
Patrícia Araújo, em representação da Biosphere Portugal, acrescentou que, na grande maioria dos 17 ODS, “Mafra já estava muito bem preparada”, tornando-se assim “no primeiro destino certificado em toda a região de Lisboa e no primeiro no litoral do país, podendo liderar pelo exemplo”.
Para além do diploma atribuído ao Município de Mafra, foram distinguidos, como “Biosphere Certified”, o Ericeira Camping, o Parque Desportivo Municipal de Mafra e o alojamento local Ecoásis Ericeira. Foram também entregues diplomas de “Entidades comprometidas” à Tapada Nacional de Mafra e a Ribeira d’Ilhas Surf Restaurant & Bar.
