Turismo de surf em debate
“Como pode o turismo de surf servir o território e a comunidade dum destino sustentável? Aplicação ao caso da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.” Esta é a questão central da terceira sessão do ciclo de conferências “Ericeira WSR +10”, promovido no âmbito das comemorações do 10.º aniversário da consagração da Ericeira como Reserva Mundial de Surf, que se realiza no dia 28 de julho, às 14h00, no anfiteatro do Parque de Santa Marta, na Ericeira. A iniciativa, que decorre em modelo misto, presencial e digital, será transmitida a partir da página de Facebook do Ericeira Surf Clube.
A sessão conta com a participação de Célia Batalha Fernandes (Vereadora da Câmara Municipal de Mafra), Filipa Cardoso (diretora de comunicação e marketing digital do Turismo de Portugal), João Paulo Jorge (investigador do Núcleo de Investigação em Surfing e docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Instituto Politécnico de Leiria), Frederico Teixeira (event manager da Ocean Events e World Surf League, em Portugal) e José Maia (consultor da GMT Hospitality). Em debate estarão as ideias-chave: “Quem? O perfil do turista de surf na Ericeira: O atual, o esperado e o desejado”; “Porquê? Qual a motivação do turista e que vantagem competitiva a Ericeira oferece?”; e “O quê? Que recursos e serviços devem construir a experiência do turista de surf na Ericeira?”
Este projeto é uma iniciativa financiada pelo programa Erasmus+ Sport da Comissão Europeia.
A Reserva Mundial de Surf da Ericeira é a única existente no continente europeu, integrando uma rede global sob a tutela da Save the Waves Coalition, associação internacional que criou este programa com o objetivo de preservar e promover regiões costeiras com ondas de qualidade ímpar - na Ericeira trata-se duma faixa costeira de 13 quilómetros que inclui sete ondas de características únicas (Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço), as respetivas paisagens e ecossistemas. As Entidades Guardiãs da RMSE são a Câmara Municipal de Mafra, o Ericeira Surf Clube, a Associação dos Amigos da Baía dos Coxos e a SOS – Salvem o Surf.
