PRR – C16 – Capacitação Digital das Empresas – Cheque-Formação + Digital

A componente Capacitação Digital das Empresas tem como objetivo reforçar as competências digitais da população ativa — em particular de trabalhadores e gestores dos setores da indústria, comércio, serviços, turismo, agricultura, economia do mar e construção — para aumentar a competitividade e a resiliência da economia portuguesa. Entre as suas iniciativas, destaca-se o programa “Emprego + Digital”, que oferece formação adaptada a cada setor, em formatos online, híbrido e presencial, garantindo flexibilidade e acessibilidade.
Este programa visa:
- Dotar os participantes das competências necessárias para integrar novas tecnologias;
- Promover a qualificação contínua;
- Inovar processos de gestão.
O “Emprego + Digital” enquadra-se numa estratégia de capacitação digital permanente, fortalecendo as empresas para enfrentar desafios futuros e aproveitar oportunidades tecnológicas.
A chamada «Medida Cheque-Formação + Digital», integrada no Programa Emprego + Digital 2025, visa apoiar o desenvolvimento de competências digitais dos trabalhadores.
Esta medida tem como objetivo promover:
- A manutenção do emprego;
- A progressão no mercado de trabalho;
- O reforço da qualificação e empregabilidade,
- Ajudar os trabalhadores a enfrentar as mudanças provocadas pela transição digital em todos os setores de atividade.
Qualquer trabalhador, independentemente do seu vínculo laboral ou situação no mercado de trabalho, pode recorrer à medida para adquirir novas competências e ferramentas digitais.
O objetivo é preparar os trabalhadores para as novas exigências profissionais, ajudando-os a lidar com a obsolescência de competências ou a adaptar-se a novos empregos em um contexto global e competitivo.
Resumidamente:
- Data-limite para conclusão da formação: 30/09/2025
- Âmbito geográfico: Todas as ações de formação desenvolvidas em território continental;
- Dotação Máxima por candidato e por ano: 750 €
- Entidades Elegíveis: trabalhadores por conta de outrem; independentes com rendimentos empresariais ou profissionais; empresários em nome individual; sócios de Sociedades Unipessoais por quotas; trabalhadores em funções públicas.
Mais informações aqui.