Município de Mafra assinala Dia Internacional da Mulher
Neste Dia Internacional da Mulher, o Município de Mafra felicita todas as mulheres, partilhando o retrato de Dona Maria Bárbara de Bragança, filha mais velha e única do Rei D. João V e da Arquiduquesa Maria Ana da Áustria.
O construção do Palácio-Convento de Mafra foi resultado do cumprimento de uma promessa feita pelo Rei para garantir descendência, o que veio a acontecer a 4 de dezembro de 1711, com o nascimento de Dona Maria Bárbara de Bragança.
Tendo recebido uma educação esmerada, falava fluentemente várias línguas. Detentora de uma apreciável cultura, era uma amante das Belas-Artes, elegendo a música como a sua preferida, sendo uma excelsa cultora, não apenas como executante, mas como compositora, tendo sido aluna do insigne Domenico Scarlatti (que lhe dedicou inúmeras sonatas para cravo).
Tendo casado com o futuro Rei Fernando VI de Espanha, tornou-se rainha consorte desde 1746 até à sua morte em 1758, desempenhando um relevante papel na corte espanhola, destacando-se como mecenas das Artes (nomeadamente como protetora do mais popular e bem pago cantor de ópera da Europa, Carlo Maria Broschi, conhecido por Farinelli) e como mediadora do rei de Portugal e o seu marido, entre 1746 e 1750, aquando da negociação do Tratado de Madrid, que estabeleceu as fronteiras entre as colónias portuguesas e espanholas na América do Sul.
Imagem: Retrato da autoria de Jacopo Amigoni
