Mais recursos materiais para combate a incêndios florestais
O Dispositivo Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios 2020 foi hoje apresentado, numa cerimónia que contou com a presença do Comandante Distrital de Operações de Socorro de Lisboa, Carlos Mata, e de representantes das entidades que integram o referido Dispositivo. Nesta ocasião, a Câmara Municipal procedeu, também, à entrega de veículos florestais de combate a incêndios (VFCI) às três Corporações de Bombeiros do Concelho (Mafra, Ericeira e Malveira), representando um investimento de 450 mil euros.
Tendo como objetivos diminuir o número de ocorrências de incêndios rurais, continuar a reduzir os danos e impactos dos mesmos, envolver as comunidades nas operações de prevenção e autoproteção, bem como gerir o território e gerir os combustíveis florestais, este dispositivo integra as seguintes entidades: Agrupamento de Associações Humanitárias do Concelho (Bombeiros de Mafra, Ericeira e Malveira); Serviço Municipal de Proteção Civil; Serviço de Polícia Municipal; Sapadores florestais municipais; Guarda Nacional Republicana (GNR); Escola das Armas; Sapadores florestais da Tapada Nacional de Mafra; Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF); Freguesias do Município de Mafra (apoio logístico); Associação de Caçadores do Concelho (deteção inicial); AFOCELCA – Portucel Soporcel e Navigator.
Até 30 de setembro, as atividades de vigilância, deteção e alerta são asseguradas, diariamente e em permanência, por oito equipas exclusivas formadas por sete entidades, podendo o número de equipas aumentar até nove (alerta amarelo) ou 11 (alerta laranja e vermelho). Por outro lado, as atividades de primeira intervenção estão a cargo de oito entidades, sendo que, em função do risco, o número de equipas pode ir de três até sete. Já as atividades de combate e rescaldo são asseguradas por sete entidades participantes.
Na cerimónia de apresentação deste Dispositivo, o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Sousa Silva, fez uma retrospetiva do trabalho de preparação realizado antes da época de maior risco e destacou, em particular, o apoio municipal suplementar prestado à criação de Equipas de Combate a Incêndios (ECIN), Equipas Logísticas de Apoio ao Combate (ELAC) e Equipas de Intervenção Permanente (EIP), a constituição de uma segunda equipa de sapadores florestais municipais e a atribuição de três novos VFCI às Corporações de Bombeiros do Concelho, veículos estes que foram benzidos pelo Pároco de Mafra, Luís de Barros.
O Comandante Distrital de Operações de Socorro de Lisboa, Carlos Mata, enalteceu o trabalho realizado pelos autarcas do Concelho de Mafra, constituindo “bons exemplos no apoio inexcedível a todas as entidades que contribuem para o dispositivo de combate a incêndios rurais”.
O Comandante Operacional Municipal, João Pereira, evidenciou que “os incêndios são para combater, em primeiro lugar, por quem está mais próximo”, destacando a importância do trabalho em equipa por parte dos agentes locais. Deixou, ainda, um apelo: “temos de ser agressivos no combate, mas salvaguardando a nossa segurança”.
A apresentação deste Dispositivo terminou com o briefing operacional diário pelo Chefe de Divisão de Proteção Civil da Câmara Municipal de Mafra, Carlos Trindade.
