Programa e biografias dos palestrantes - PT
PROGRAMA
12 de março
- 14h00 - Welcome Coffee/ Networking
- 15h00 - Sessão de Abertura
Paulo Neves, Presidente do Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL)
Hugo Moreira Luís, Presidente da Câmara Municipal de Mafra
António de Almeida Ribeiro, Secretário Geral Interino do Centro de Diálogo Internacional (KAICIID)
Mensagem da Santa Sé lida por D. Ivo Scapolo, Núncio Apostólico em Portugal - 16h00 - Painel #1: Desafios de Segurança na Ásia - Tensão Marítima, Prevenção do Extremismo e Conflitos Regionais
Jyh-Shyang Sheu, Investigador Assistente no Institute for National Defense and Security Research of Taiwan
Cameron Sumpter, Coordenador para o Contraterrorismo e P/CVE, Reforço da Cooperação de Segurança da UE na e com a Ásia e o Indo-Pacífico (ESIWA+) – Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ)
Alamgir Khan, Colaborador de Pós-Doutoramento Marie Curie no Dublin Conflict Institute, Dublin City University, Irlanda
Raghvendra Kumar, enviado especial da Índia, especialista em relações internacionais, geopolítica e estudos de segurança
Moderadora: Cátia Moreira de Carvalho, Investigadora NOVA IPRI - 17h00 - Painel #2: Médio Oriente - Caminhos para uma Paz Duradoura
Ana Santos Pinto, ex-Secretária de Estado da Defesa, Portugal
Jorge Moreira da Silva, Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS)
Jorge Torres Pereira, Embaixador de Portugal, ex-Representante de Portugal para a Autoridade Palestina (Ramallah)
Moderador: Francisco Nobre, Presidente da YATA Portugal - 18h00 - Encerramento: Mensagem da UNESCO
Ernesto Ottone, Diretor-Geral Adjunto da UNESCO para a Cultura
13 de março
- 10h00 - Welcome Coffee/ Networking
- 10h30 - Fireside Chat: - Pontos de Divergência - O Futuro da Guerra entre Ucrânia e Rússia
Hennadiy Maksak, Conselheiro de Política Externa e Diretor Executivo da Ukrainian Prism
Nuno Severiano Teixeira, Presidente do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA)
Moderador: Vitaliy Venislavskyy, Comentador de assuntos internacionais na SIC Notícias - 11h15 - Painel #3: Diálogo Inter-religioso
Vilma Rosaura Palax Tuy, Fellow do Centro de Diálogo Internacional (KAICIID)
Marwan Gil, Imam e Presidente da Comunidade Muçulmana Ahmadiyya na Argentina
Elías Szczytnicki, Secretário-Geral Regional para a América Latina das Religiões pela Paz
Khalid Sacoor D. Jamal, Membro da Comunidade Islâmica de Lisboa
Moderador: Pietro Sienna, Program Officer - The International Dialogue Center (KAICIID) - 12h00 - Fireside Chat com Luís Marques Mendes
Luís Marques Mendes, Membro do Conselho de Estado Português - 12h30 - Fireside Chat com Oleksandra Matviichuk
Oleksandra Matviichuk, Prémio Nobel da Paz 2022 - 13h00 - Encerramento
Álvaro Castelo Branco, Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional de Portugal
Biografia dos Palestrantes
-
Paulo Neves
Natural do Funchal, é o Presidente e fundador do IPDAL, o Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas.
Possui uma licenciatura em Psicologia e outra em Psicologia Social e das Organizações, bem como um mestrado em Comportamento Organizacional. Além disso, completou cursos em Jornalismo, História das Relações Internacionais do Século XX, e um curso livre de Política Internacional. Foi professor durante mais de uma década.
Entre 1997 e 1998, exerceu o cargo de diretor do Diário de Notícias da Madeira. Foi cofundador e diretor-adjunto do semanário Euronotícias e atuou como jornalista de economia e política na Rádio Renascença de 1999 a 2013. Serviu como cônsul honorário de São Tomé e Príncipe de 1998 a 2009. Foi agraciado pelo Brasil com a Ordem de Rio Branco no grau de Grande Oficial, e pela Colômbia com a Ordem de São Carlos no grau de Comendador.
Como conferencista, tem participado em eventos em Portugal e no estrangeiro, e escreve regularmente na imprensa sobre política nacional e internacional. Colabora com vários think tanks e instituições internacionais.
Atualmente, é Deputado à Assembleia da República de Portugal pelo Partido Social Democrata.
-
Hugo Moreira Luís
Hugo Manuel Moreira Luís é o atual Presidente da Câmara Municipal de Mafra, cargo que assumiu em julho de 2024, após a renúncia de Hélder Sousa Silva, que foi eleito para o Parlamento Europeu.
Antes de se tornar presidente, Hugo Moreira Luís desempenhou funções como vereador na autarquia de Mafra, estando envolvido em áreas como Planeamento Estratégico Municipal, Ordenamento do Território, Urbanismo, Reabilitação Urbana, entre outras.
Além das suas funções municipais, foi eleito 1.º Vice-Presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, reforçando a sua influência na região metropolitana
-
António de Almeida Ribeiro
O Embaixador António de Almeida-Ribeiro nasceu em Lisboa e licenciou-se em 1976 na Faculdade de Direito (Ciências Jurídico-Políticas) da Universidade de Coimbra.
Ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal em 1979, onde desempenhou diversas funções, entre as quais Diretor-Geral da Administração, Diretor Político e Secretário-Geral.
Ao longo da sua carreira, serviu como Embaixador de Portugal na Argentina, no Egito, junto da Santa Sé, da Ordem Soberana de Malta e na Áustria, onde foi também Representante Permanente junto das Organizações Internacionais sediadas em Viena, entre outras nomeações ao redor do mundo.
Atualmente, o Embaixador António de Almeida-Ribeiro exerce o cargo de Secretário-Geral Interino do Centro Internacional de Diálogo (KAICIID), posição que assumiu em janeiro de 2025.
-
D. Ivo Scapolo
D. Ivo Scapolo nasceu em Itália a 24 de julho de 1953. Foi ordenado sacerdote a 4 de junho de 1978 e ingressou no serviço diplomático da Santa Sé em 1984.
Ao longo da sua carreira, desempenhou diversas funções na diplomacia vaticana, tendo servido em representações pontifícias em vários países. Em 2002, foi nomeado Arcebispo Titular de Tagaste e Núncio Apostólico na Bolívia, recebendo a ordenação episcopal a 12 de outubro do mesmo ano. Posteriormente, exerceu as funções de Núncio Apostólico no Ruanda (2008-2011) e no Chile (2011-2019).
Em 2019, foi nomeado Núncio Apostólico em Portugal, cargo que exerce atualmente.
-
Jyh-Shyang Sheu
Dr. Jyh-Shyang Sheu é atualmente Investigador Assistente na Divisão de "Política Chinesa, Militar e Conceitos de Guerra" do Institute for National Defense and Security Research (INDSR) em Taiwan. Obteve o seu doutoramento na Eberhard Karls Universität Tübingen, na Alemanha. As suas áreas de especialização incluem forças armadas da Alemanha, Europa e Estados Unidos, estudos sobre o Exército de Libertação Popular da China (PLA), armamento terrestre, guerra assimétrica, história militar, estudos da União Europeia e relações entre as duas margens do Estreito de Taiwan.
Além disso, o Dr. Sheu tem interesse em sistemas de armas avançados a nível global e nos seus impactos estratégicos, bem como no desenvolvimento de conceitos de guerra a nível mundial.
Entre as suas publicações, destaca-se um artigo intitulado "Conscription in Taiwan and the war in Ukraine", onde analisa as ameaças militares da China e a necessidade de Taiwan reforçar as suas capacidades militares, considerando lições do conflito na Ucrânia.
-
Raghvendra Kumar
Dr. Raghvendra Kumar é um académico e autor de renome, especializado em relações internacionais, geopolítica e estudos de segurança. A sua investigação centra-se em defesa e segurança, o papel de África nos assuntos globais, a região do Oceano Índico, as relações Índia-África, o envolvimento da China em África e a segurança marítima.
É coautor do livro Oceanic Strategy: India and Other Powers in the Indian Ocean, publicado pela Routledge, Taylor & Francis Group. A sua obra apresenta uma análise aprofundada das dinâmicas estratégicas no Oceano Índico e das suas implicações para a estabilidade regional e global.
Possui formação académica pela Universidade de Deli, onde tem contribuído significativamente para a investigação nas suas áreas de especialização. Com uma rede profissional sólida, participa ativamente no debate académico, na análise de políticas e em colaborações internacionais.
-
Cameron Sumpter
Cameron Sumpter é Coordenador de Contraterrorismo e P/CVE (Prevenção e Combate ao Extremismo Violento) no projeto Enhancing Security Cooperation in and with Asia (ESIWA+), cofinanciado pela União Europeia e implementado pela GIZ. Baseado em Berlim, trabalha na cooperação em segurança entre a UE e países do Indo-Pacífico, viajando regularmente para a Ásia para implementar iniciativas estratégicas.
Anteriormente, foi Research Fellow no Centre of Excellence for National Security (CENS) da S. Rajaratnam School of International Studies (RSIS), em Singapura, onde atualmente é Adjunct Fellow. Especializou-se em radicalização, desengajamento em prisões e prevenção do extremismo violento.
Sumpter tem um mestrado em Relações Internacionais pela University of Auckland, Nova Zelândia. Antes da carreira académica, trabalhou como professor e jornalista em várias regiões do mundo. Os seus interesses de pesquisa incluem radicalização, desengajamento e iniciativas da sociedade civil contra o extremismo violento, com especial enfoque na Indonésia.
-
Alamgir Khan
O Dr. Alamgir Khan é atualmente Marie Skłodowska-Curie Postdoctoral Fellow na School of Law and Government da Dublin City University (DCU).
Concluiu o seu doutoramento na University of Dundee, Escócia, em 2021, com uma tese intitulada "A Critical Study of Pakistan’s Counterinsurgency Strategy in the Tribal Areas (2001-2014)", que avaliou criticamente as políticas do Paquistão para lidar com a insurgência nas áreas tribais à luz das teorias de contrainsurgência. Durante o seu doutoramento, também lecionou vários módulos na School of Politics and International Relations da mesma universidade.
Antes de ingressar na DCU, o Dr. Khan trabalhou como Assistant Professor e Chefe do Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais na University of Swabi, Paquistão.
As suas áreas de pesquisa incluem contrainsurgência, segurança e política no Paquistão, com publicações em revistas académicas reconhecidas.
-
Cátia Moreira de Carvalho
Cátia Moreira de Carvalho é investigadora especializada em extremismo violento, radicalização, combatentes estrangeiros, desinformação e migrações forçadas. Atualmente, é investigadora integrada no IPRI-NOVA, investigadora na Dublin City University e investigadora visitante na Universidade de Leiden.
Doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto, foi visiting fellow na Universidade de Cambridge. O seu trabalho é financiado por entidades como a Comissão Europeia, FCT, Departamento de Segurança Interna dos EUA e Segurança Pública do Canadá.
É membro da European Researcher Community on Radicalisation (ERCOR) e do EU Knowledge Hub on Prevention of Radicalisation. Lecionou em várias instituições, incluindo a Universidade do Porto e o ISPA.
-
Ana Santos Pinto
Ana Santos Pinto é académica e especialista em Relações Internacionais, sendo Professora Auxiliar na NOVA FCSH e investigadora no IPRI-NOVA. Doutorada em Relações Internacionais, é também mestre em História das Relações Internacionais pelo ISCTE-IUL e licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela mesma instituição. As suas áreas de investigação incluem segurança e defesa europeia, política externa da União Europeia e geopolítica do Médio Oriente.
Entre 2018 e 2019, exerceu funções como Secretária de Estado da Defesa Nacional, tendo anteriormente sido Assessora para as Relações Internacionais no Ministério da Defesa Nacional (2006-2009). Foi ainda Consultora de Investigação para a ONU no projeto Aliança das Civilizações. Em 2023, foi nomeada pelo Secretário-Geral da NATO para liderar um grupo de peritos independentes sobre o flanco sul da Aliança.
Atualmente, integra o Conselho de Curadores da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e o Conselho Consultivo da Fundação Anna Lindh. Além da atividade académica e institucional, participa regularmente em debates e análises nos meios de comunicação social sobre segurança internacional e política externa.
-
Jorge Moreira da Silva
Jorge Moreira da Silva é engenheiro eletrotécnico e político português, atualmente Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e Secretário-Geral Adjunto da ONU desde abril de 2023. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade do Porto, completou uma pós-graduação em Alta Direção de Empresas pela AESE/IESE Business School. A sua carreira política começou na Juventude Social Democrata, onde foi presidente entre 1995 e 1998, tendo sido eleito deputado ao Parlamento Europeu em 1999, destacando-se como relator para as alterações climáticas e autor da diretiva do Sistema Europeu de Comércio de Emissões.
Em Portugal, desempenhou funções governamentais como Secretário de Estado da Ciência e do Ensino Superior (2003-2004) e Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território (2004-2005). Entre 2013 e 2015, foi Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, período em que implementou reformas nos setores da energia, água, resíduos e ordenamento do território. No plano internacional, foi Diretor da Cooperação para o Desenvolvimento na OCDE (2016-2022), liderando o secretariado do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento. Além das suas funções executivas, é Professor Catedrático Convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Professor Adjunto na Sciences Po, em Paris. Fundou e preside ao think-tank "Plataforma para o Crescimento Sustentável", que promove políticas de desenvolvimento sustentável. A sua atuação centra-se em sustentabilidade, desenvolvimento e governação global.
-
Jorge Torres Pereira
Jorge Ryder Torres Pereira, nascido em 30 de março de 1956 em Lisboa, é um diplomata português com uma carreira distinta no serviço externo. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde também foi assistente convidado, ingressou na carreira diplomática em 1986. Como bolseiro da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, realizou estudos em Paris antes de ser aprovado no concurso de admissão para adido de embaixada em 1986.
Ao longo da sua carreira, Torres Pereira desempenhou funções em diversas missões diplomáticas. Iniciou como adido de embaixada na Secretaria de Estado em 1987, seguido de posições como secretário de embaixada em Londres (1990) e Telavive (1995). Posteriormente, serviu como chefe de divisão na Direção de Serviços de Política Externa em 1997 e foi nomeado conselheiro de embaixada em 1998. Entre 2001 e 2002, atuou como encarregado de negócios interino na Embaixada de Portugal em Moscovo.
Em cargos de maior responsabilidade, foi cônsul-geral em Madrid em 2004 e chefe de missão no Escritório de Representação de Portugal junto da Autoridade Palestiniana em Ramallah em 2007. Em 2010, assumiu o posto de embaixador em Banguecoque, sendo simultaneamente acreditado como embaixador não-residente no Vietname, Camboja, Laos, Myanmar e Malásia. Reconhecido pelo seu contributo na diplomacia económica, foi eleito "Diplomata Económico do Ano" pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.
-
Francisco Nobre
Francisco Nobre é doutorando em Relações Internacionais na NOVA FCSH e Presidente da YATA Portugal. Com uma sólida formação académica e experiência em diplomacia e relações internacionais, tem desempenhado funções de liderança em diversas organizações.
Concluiu o Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais na NOVA FCSH (2020-2022), tendo sido distinguido como Melhor Mestre do Ano Letivo 2022/2023. A sua trajetória profissional inclui cargos de relevo, nomeadamente como Secretário-Geral da Federação Nacional dos Estudos Europeus (2022-2024) e Gestor de Relações Internacionais na Universidade Lusófona (2023).
No setor público, integrou o Ministério dos Negócios Estrangeiros como estagiário, onde trabalhou em Assuntos Políticos Externos. A sua experiência internacional é complementada por certificações, como o Curso de Inverno sobre a República Popular da China (CECRI) e a participação no London International Model United Nations.
Atualmente, enquanto Presidente da YATA Portugal, desempenha um papel ativo na promoção do debate estratégico e na cooperação internacional no domínio da segurança e defesa.
-
Ernesto Ottone
Ernesto Ottone R. é o Diretor-Geral Adjunto para a Cultura da UNESCO. Antes de ocupar este cargo, Ernesto Ottone R. foi o primeiro Ministro da Cultura, das Artes e do Património do Chile, de 2015 a 2018. Enquanto Ministro da Cultura, criou um Departamento dos Primeiros Povos, uma Unidade de Migrantes e reforçou as leis de direitos de autor e a proteção do património. Durante este período, presidiu também ao Centro Regional para a Promoção do Livro na América Latina e nas Caraíbas (2016 - 2017).
De 2011 a 2015, Ottone R. foi Diretor-Geral do Centro de Extensão Artística e Cultural da Universidade do Chile, que gere a Orquestra Sinfónica Nacional do Chile, o Ballet Nacional do Chile (BANCH), o Coro Sinfónico do Chile e a Camerata Vocal. De 2001 a 2010, ocupou o cargo de Diretor Executivo do Centro Cultural Matucana 100 em Santiago.
Ottone R. tem um mestrado em Gestão de Instituições e Políticas Culturais pela Universidade de Paris IX Dauphine (1998) e uma licenciatura em Teatro pela Universidade do Chile (1995).
-
Hennadiy Maksak
Conselheiro de Política Externa e Diretor Executivo da Ukrainian Prism
-
Nuno Severiano Teixeira
Nuno Severiano Teixeira, nascido a 5 de novembro de 1957 em Bissau, Guiné Portuguesa, é um académico e político português de destaque. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1981, obteve o doutoramento em História das Relações Internacionais Contemporâneas pelo Instituto Universitário Europeu, em Florença, em 1994. Posteriormente, alcançou a agregação em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa em 2010.
Na sua carreira académica, Severiano Teixeira é Professor Catedrático na Universidade Nova de Lisboa e dirige o Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA). Foi Vice-Reitor da mesma universidade entre 2013 e 2017. Como professor visitante, lecionou na Universidade de Georgetown em 2000 e novamente entre 2017 e 2019, além de ter sido investigador visitante no Instituto de Estudos Europeus da Universidade da Califórnia, Berkeley, em 2004, e no Robert Schuman Centre for Advanced Studies do Instituto Universitário Europeu em 2010.
No âmbito governamental, exerceu o cargo de Ministro da Administração Interna no XIV Governo Constitucional de Portugal, liderado por António Guterres, de 2000 a 2002. Mais tarde, foi Ministro da Defesa Nacional no XVII Governo Constitucional, sob a liderança de José Sócrates, de 2006 a 2009. Além disso, dirigiu o Instituto da Defesa Nacional entre 1996 e 2000. Severiano Teixeira é autor de diversas publicações nas áreas de história militar, relações internacionais, segurança e defesa, e construção europeia.
-
Vitaliy Venislavskyy
Vitaliy Venislavskyy nasceu na Ucrânia e, aos dois anos de idade, mudou-se para Aveiro, Portugal. Desde cedo, demonstrou um interesse profundo por história e estratégias militares, preferindo ler enciclopédias a histórias infantis. Na escola, destacava-se pelo interesse nos nomes dos reis e pela análise de táticas militares.
Prosseguindo essa paixão, licenciou-se em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra e está a concluir o mestrado em História Militar na Universidade de Lisboa. A sua dissertação de mestrado intitula-se "A Guerra da Crimeia (1853-1856): A Rússia e a Tentativa de Controlo das Rotas".
Atualmente, Vitaliy reside em Lisboa e trabalha como Especialista em Segurança e Defesa no canal Now. Além disso, está envolvido em organizações como a EuroDefense Jovem.
Para conhecer mais sobre a sua trajetória e perspectivas, pode ouvir a sua participação no programa "A Minha Geração" da Antena 3.
-
Vilma Rosaura Palax Tuy
Vilma Rosaura Palax Tuy é uma advogada e notária guatemalteca, formada em Ciências Jurídicas e Sociais. Ela é fundadora e vice-presidente da organização "Descendientes de Guatemaya", que se dedica a promover a paz, os direitos dos povos indígenas, a preservação da cultura maia e o empreendedorismo juvenil. Além disso, Vilma atua como Auxiliar Judicial no Organismo Judicial da Guatemala e é participante do Programa de Fellows do KAICIID, uma iniciativa que visa fortalecer o diálogo inter-religioso e intercultural.
-
Marwan Gill
Marwan Gill é um teólogo islâmico e missionário da Comunidade Muçulmana Ahmadia na Argentina. Nascido em 29 de maio de 1990, em Reutlingen, Alemanha, é filho de pais paquistaneses. Após concluir o ensino secundário, ingressou no Jamia Ahmadiyya UK em 2009, onde se formou como missionário em 2016. Inicialmente, serviu no Reino Unido até setembro de 2017, quando foi designado para liderar a comunidade na Argentina.
Desde a sua chegada à Argentina, Marwan Gill tem-se destacado na promoção do diálogo inter-religioso e na defesa da paz. Participou em eventos significativos, como a oração inter-religiosa em memória das vítimas do atentado à Embaixada de Israel em Buenos Aires, sendo o primeiro representante muçulmano a fazê-lo.
Além disso, mantém um programa semanal na Radio Jai, intitulado "Shalom - Salam, Diálogo Judeu-Muçulmano", que visa fortalecer os laços entre as comunidades.
Gill enfatiza a importância de distinguir entre cultura e religião, destacando que o Islão promove a paz e a convivência harmoniosa. Sob a sua liderança, a Comunidade Ahmadia na Argentina tem trabalhado ativamente para combater preconceitos e promover uma compreensão mais profunda do Islão na sociedade argentina.
-
Elías Szczytnicki
Elías Szczytnicki é um destacado líder no campo das relações inter-religiosas na América Latina e nas Caraíbas. Desde 2004, exerce funções como Secretário-Geral e Diretor Regional da organização Religiões pela Paz para a América Latina e Caraíbas, sendo também Secretário-Geral do Conselho Latino-Americano e Caribenho de Líderes Religiosos (LACCRL). No desempenho destes cargos, tem organizado encontros de alto nível entre líderes religiosos e personalidades internacionais, incluindo o Papa Francisco, e representa o LACCRL em reuniões de organizações como as Nações Unidas, a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) e o Fórum Económico Mundial (WEF).
Antes de integrar a Religiões pela Paz, Szczytnicki foi Secretário do Comité Inter-religioso do Peru. Participou ainda no Comité Executivo Nacional da Mesa de Concertação para a Luta contra a Pobreza no Peru e foi professor de Judaísmo no Centro de Estudos Orientais da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP). Argentino de origem, reside no Peru desde 1991 e é licenciado em História pela PUCP. Possui também formação em Gestão de Organizações Judaicas pelo Centro Latino-Americano de Formação e Investigação para a Liderança Institucional Judaica (Leatid) e é antigo aluno do Programa Nahum Goldmann Fellowship.
A sua trajetória profissional reflete um compromisso contínuo com o diálogo inter-religioso e a promoção da paz na região, destacando-se pela sua capacidade de articular colaborações entre diferentes tradições religiosas e organizações internacionais.
-
Khalid Sacoor D. Jamal
Membro da Comunidade Islâmica de Lisboa
-
Pietro Sienna
Program Officer - The International Dialogue Center (KAICIID)
-
Luís Marques Mendes
Luís Manuel Gonçalves Marques Mendes (nascido a 5 de setembro de 1957, em Azurém, Guimarães) é um advogado, político e comentador português. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, iniciou a sua carreira como advogado e exerceu funções como secretário e adjunto do Governador Civil do Distrito de Braga. No setor empresarial, desempenhou cargos de consultoria e administração em várias instituições. A sua trajetória política começou no poder local, como Vice-presidente da Câmara Municipal de Fafe, e prosseguiu com várias legislaturas como deputado à Assembleia da República pelo Partido Social Democrata (PSD).
No governo, Marques Mendes integrou quatro executivos constitucionais, exercendo cargos como Secretário de Estado e Ministro dos Assuntos Parlamentares. Em 2005, assumiu a liderança do PSD, dirigindo a oposição ao Partido Socialista até 2007. Foi um dos rostos mais influentes da política portuguesa durante essas décadas, sendo distinguido em 2008 com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique pelo seu contributo para o país. Após a sua atividade política, Marques Mendes consolidou-se como comentador de referência, no "Jornal da Noite" da SIC, onde analisava os principais acontecimentos políticos nacionais e internacionais. Filho do advogado e dirigente do PSD António Marques Mendes, casou-se em 1982 com Rosa Sofia Pinto Martins Salazar, com quem tem três filhos. Ao longo da sua carreira, destacou-se pela sua influência no debate público e pela capacidade de interpretar os desafios políticos e sociais de Portugal.
-
Oleksandra Matviichuk
Prémio Nobel da Paz 2022
-
Álvaro Castelo Branco
Álvaro António Magalhães Ferrão de Castello-Branco, nascido a 16 de abril de 1961 no Porto, é um advogado e político português de destaque. Licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto, iniciou a sua carreira profissional na advocacia, demonstrando desde cedo um forte compromisso com o serviço público e a política.
Ao longo da sua trajetória política, Castello-Branco desempenhou diversos cargos de relevo. Foi Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto entre 2005 e 2012 e Presidente da Assembleia Municipal do Porto de 2001 a 2005. No âmbito partidário, destacou-se como Presidente da Comissão Política Distrital do Porto do CDS-PP e, mais recentemente, assumiu a Vice-Presidência nacional do partido.
A nível nacional, exerceu funções como Deputado à Assembleia da República em várias legislaturas, representando sempre o círculo eleitoral do Porto. Em abril de 2024, foi nomeado Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional no XXIV Governo Constitucional, liderado por Luís Montenegro, reforçando o seu papel na defesa e segurança do país.