Notas biográficas - 3 a 5 de novembro | Sessões de contos nas escolas
Cristina Taquelim
Cristina Taquelim (Lagos, 1964). É mediadora de leitura e contadora de histórias. É licenciada em Psicologia Educacional e Pós-Graduada em Ciências Documentais. A Biblioteca de Beja foi, durante trinta anos, a casa onde cresceu profissionalmente, buscando utopias e guiada por bons Mestres. Hoje, continua a trabalhar em processos de mediação cultural e desenvolvimento humano, envolvendo literatura, narração oral, património oral e a performance narrativa, a partir do coletivo cultural Chão Nosso.Crl.
Publica em Portugal e no Brasil desde 2008. Por ter a cabeça cheia de perguntas e viver quase sempre deslumbrada com a vida, recusa-se a viver sem estar espantada por existir. A vida ensinou-lhe o significado mais profundo do verso do poeta (...). Só é livre quem liberta.
Fotografia: Daniel Antunes
Jorge Serafim
Foi funcionário da Biblioteca Municipal de Beja, no setor infantojuvenil, na área da mediação do livro e da leitura. Contador de histórias, vem percorrendo o país de norte a sul, com passagens por Cabo Verde, Cuba, Brasil, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Canadá, Suíça, Luxemburgo, França e Espanha.
É humorista, presença regular em formatos televisivos.
Escritor com livros publicados a área da poesia, romance e infantojuvenil. Também ilustrador e artista plástico.
Faz das palavras a sua ferramenta diária, porque acredita que é por elas que se humaniza o dia a dia.
Rosa Gonçalves
Puseram-se os cravos à janela e a Rosa nasceu! Licenciada em Humanidades, sempre se cercou da palavra que tão bem alimenta a liberdade de voar, florir e ventar!
Com a pós-graduação em “Arte de contar estórias”, do ISEC, e o curso de Contadores de Histórias, da Escola de Teatro Evoé, tem participado em festivais de narração oral nacionais e internacionais.
Além de narradora, é curadora do encontro de narração oral, Penamacontos, desde 2021, do qual nasceu a obra “Literatura de Tradição Oral no Concelho de Penamacor”. É, também, autora dos livros “Estes é que são os contos, estes contos é que são” e “Dois contos maravilhosos e uma macacada”, editados pelo Município de Penamacor.