Notas biográficas - 8 de novembro | 21h30 | A noite das histórias à solta
área partilhada
área partilhada
António Fontinha
António Fontinha descobriu a sua vocação de contador de histórias em 1992.
Pioneiro do movimento de narração oral em Portugal, construiu uma carreira profissional em torno desta atividade, atuado em múltiplos contextos e animado sessões de contos para os mais diversificados públicos.
A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa que, paralelamente à atividade de narrador, tem vindo a investigar em várias campanhas de recolha de contos tradicionais.
Fotografia: José Vicente
Cristina Taquelim
Cristina Taquelim (Lagos, 1964). É mediadora de leitura e contadora de histórias. É licenciada em Psicologia Educacional e Pós-Graduada em Ciências Documentais. A Biblioteca de Beja foi, durante trinta anos, a casa onde cresceu profissionalmente, buscando utopias e guiada por bons Mestres. Hoje, continua a trabalhar em processos de mediação cultural e desenvolvimento humano, envolvendo literatura, narração oral, património oral e a performance narrativa, a partir do coletivo cultural Chão Nosso.Crl.
Publica em Portugal e no Brasil desde 2008. Por ter a cabeça cheia de perguntas e viver quase sempre deslumbrada com a vida, recusa-se a viver sem estar espantada por existir. A vida ensinou-lhe o significado mais profundo do verso do poeta (...). Só é livre quem liberta.
Fotografia: Daniel Antunes