Notas biográficas - 8 de novembro | 18h00 | Encontro com autores: 'Afinal, para que é que serve a Poesia?'
João Luís Barreto Guimarães
Nasceu no Porto, Portugal, em junho de 1967. Divide o seu tempo entre o Porto e Venade. Escreveu 13 livros de poesia, os primeiros sete reunidos em "Poesia Reunida" (Quetzal, 2011), ao qual se seguiram "Você Está Aqui" (Quetzal, 2013), traduzido em Itália; "Mediterrâneo" (Quetzal, 2016), Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, publicado em Espanha, Itália, França, Polónia, Egipto, Grécia, Sérvia, Chéquia, Estados Unidos, onde recebeu o Willow Run Poetry Book Award, e na Finlândia, onde foi premiado com o Tanssiva Tahru Poetry Prize; "Nómada" (Quetzal, 2018), também editado em Itália, Espanha, Chéquia, Egipto e Sérvia, Prémio Livro de Poesia do Ano Bertrand e Prémio Literário Armando da Silva Carvalho.
Em 2019, editou a antologia "O Tempo Avança por Sílabas", versões da qual foram publicadas na Croácia, Macedónia, Brasil e Bulgária, à qual se seguiram "Movimento" (Quetzal, 2020), Grande Prémio de Literatura dst, traduzido na Macedónia, Itália, Egipto, Coreia do Sul e Bulgária; "Aberto Todos os Dias" (Quetzal, 2023), galardoado com o Prémio Literário Glória de Sant'Anna, o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores/ António Ramos Rosa, o Prémio de Poesia Consagração de Oeiras e o Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda, traduzido no Egipto); "Poesia Reunida" (Quetzal, 2023), e "Claridade" (Quetzal. 2024).
As edições italianas de "Mediterrâneo", "Nómada" e "Movimento" foram finalistas do Premio Internazionale Camaiore em 2019, 2020 e 2023, respetivamente. A peça "Caravana" foi galardoada com o Prémio de Teatro Carlos Avillez/ SPA/ Teatro Aberto.
Recebeu o Prémio Pessoa, em 2022.
Minês Castanheira
Minês Castanheira (Porto, 1983) é, ao lado de Catarina Rocha, fundadora do Bairro dos Livros, cooperativa cultural que se encontra nomeada para a edição de 2025 do Prémio ALMA - Astrid Lindgren Memorial Award, iniciativa do Conselho Sueco das Artes. É neste Bairro que desenvolve o seu trabalho literário, mas também artístico e criativo transdisciplinar.
Autora de vários livros de poesia, foi Prémio Jovens Escritores, em 2005. Participa em edições coletivas e revistas e integra antologias, em Portugal e em Espanha. E também coautora da coleção “Mapas dos Livros”, guias literários criados pelo Bairro dos Livros, já publicados sobre o Porto, Penafiel, Baião, Póvoa de Varzim, Évora, Matosinhos e Sertã. Faz parte da antologia “Poesia, Substantivo Feminino - 25 Poetas Nascidas depois o 25 de Abril” (D. Quixote, 2025). “Cartografia” (Officium Lectionis, 2025), cuja escrita partilha com Raquel Patriarca, é o seu último livro de poesia. “Um Abraço de Mar” (CM Póvoa de Varzim/ Bairro dos Livros, 2025) é o seu último livro infantojuvenil.