Notas biográficas - 9 de novembro | 19h00 | Sessão de encerramento 'Vozes que voam'
José Fanha
Nasceu em Lisboa, a 19 de fevereiro de 1951. Fez o Ensino Secundário no Colégio Militar, onde escreveu poesia desde a adolescência. Começou a dizê-la há 50 anos, numa noite de junho ao lado de Zeca Afonso e de vários outros. A poesia nunca mais o deixou. Irrequieto, atravessou os anos finais do Estado Novo vestido de palavras a arder. Tornou-se famoso pela sua participação no concurso "A Visita da Cornélia".
Formou-se em Arquitetura e foi professor e formador de professores de Artes. Formou-se em guionismo para televisão e cinema. Escreveu para Rádio, Teatro, Televisão e Cinema. Escreveu contos para adultos e muitas histórias para crianças. Fez a especialização académica sobre promoção da leitura e do livro e dinamização de bibliotecas. Integrou e organizou diversos encontros internacionais de literatura.
João Mendonza
João Mendonza é tenor e compositor português, cantor pioneiro do estilo lírico-pop em Portugal. Os seus géneros musicais destacam-se pela sua versatilidade entre o canto lírico, fado, cancioneiro português e a música pop.
Em 2017, foi o responsável pela Oferenda Oficial do Estado Português, entregue pelas mãos do Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, a Sua Santidade, o Papa Francisco, em Fátima, dando a voz a um tema original. Um ano mais tarde, é convidado pelo Estado do Vaticano e é recebido na Praça de São Pedro, pelo próprio Papa Francisco, onde tem a honra de receber uma Benção Apostólica.
Visitou também Dalai Lama, no norte da Índia, onde entregou o seu álbum ao líder espiritual budista.
Em 2021, participa no franchise "All Together Now", no MEO Arena, apresentado por Cristina Ferreira, na TVI. Foi o vencedor do 2.º programa e recordista de toda a temporada, sendo o único concorrente a atingir a unanimidade do júri com 100 votos.
Com o início da Invasão Russa à Ucrânia, em março de 2022, edita o álbum "Ao Vivo", com o intuito de angariar fundos para o povo ucraniano; apresenta-se, também, com um ciclo de concertos solidários em diversos locais do país, juntamente com o líder dos UHF, António Manuel Ribeiro, ação esta louvada pela Presidência da República. Foi convidado pelo Governo Ucraniano para cantar no projeto #PlayForUkraine, sendo dos primeiros artistas do mundo a cantar em solo ucraniano desde o início da guerra. Deslocou-se à cidade de Lviv, para dois concertos que decorreram em pleno bombardeamento russo.
Foi o artista internacional convidado do Carnaval da Bahia, em 2023, onde cantou durante quatro dias para mais de 2 milhões de pessoas. No mesmo ano, abriu a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, num concerto em nome próprio.