Alunos participam em ação de repovoamento no rio Safarujo

O Município de Mafra deu continuidade ao projeto Peixes Nativos com a libertação de 486 ruivacos-do-oeste no rio Safarujo, que contou com a participação de alunos dos 3.º e 4.º anos da Escola Básica do Sobral da Abelheira. Esta atividade pedagógica teve como objetivo conservar os organismos fluviais e fazer o repovoamento da espécie em meio natural.
Os peixes libertados reproduziram-se em tanques naturalizados com recurso a espécimes previamente recolhidos no rio Safarujo. Estes peixes foram marcados, permitindo efetuar um acompanhamento da evolução da sua população e a posterior análise dos resultados da intervenção.
A atividade contribui para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 4 – Educação e qualidade, 6 – Água potável e saneamento, 13 – Alterações climáticas, 14 – Proteger a vida marinha, 15 – Proteger a vida terrestre e 17 – Parcerias para implementar os objetivos.
O repovoamento no rio Safarujo resulta de uma parceria entre o Município de Mafra com a União das Freguesias de Azueira e Sobral da Abelheira, o Aquário Vasco da Gama, o ISPA - Instituto Universitário, a Marinha Portuguesa, a Águas do Tejo Atlântico.
Esta ação integra-se igualmente no programa “PERLA” (Plano Estratégico de Recuperação de Linhas de Água), incentivando à valorização da biodiversidade no local, bem como a proteção e gestão das linhas de água. O projeto “PERLA” é apoiado em 200 mil euros, através do Programa Ambiente do EEA Grants Portugal, um mecanismo financeiro plurianual desenvolvido entre o Espaço Económico Europeu e países como a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.




