“À mesa com Camões”: jantar pedagógico

“A poesia é para comer”, já dizia Natália Correia… Cumprindo este desafio, no passado dia 25 de fevereiro, decorreu, na Escola Secundária José Saramago – Mafra, o jantar pedagógico “À mesa com Camões”, promovido pelos alunos do Curso Profissional de Restauração e Bar. A iniciativa integrou-se na comemoração dos 500 anos do nascimento do poeta e foi orientada pelos docentes do Curso – Mónica Oliveira e Rúben Feijão –, em articulação com a Biblioteca Escolar e as docentes de Português.
O trabalho começou em sala de aula e na Biblioteca, pesquisando acerca dos hábitos alimentares da época, criando o menu, redigindo a apresentação/ descrição dos pratos de forma "romanceada" e testando... Aplicamos conteúdos culturais/ literários à área do saber dos nossos alunos. Constituiu também uma oportunidade para descobrirmos a vida e obra do autor e fazermos uma oficina de escrita poética, a partir da "Máquina da Poesia", na Biblioteca Escolar, no contexto das aulas de Português. Algumas das frases foram escolhidas para o marcador oferecido no jantar.
Ao longo da noite houve momentos de animação que culminaram com um "Quiz", destinado aos comensais, acerca do homenageado. Contamos com a presença de alguns elementos da nossa comunidade, como a Bibliotecária Municipal, Dra. Carla Rodrigues.
E assim, por uma noite, a Biblioteca Escolar Professora Maria Luísa Barros transformou-se numa bela sala de jantar!
Felicitamos os alunos pelo empenho revelado. Certamente Luís Vaz de Camões ficaria orgulhoso e feliz com tão bela homenagem!
Jacqueline Duarte (Professora bibliotecária | Biblioteca Escolar Professora Maria Luísa Barros, Escola Secundária José Saramago - Mafra)





