Dia da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento assinalado na Escola Básica Professor Armando de Lucena - Malveira

No dia 22 de maio, realizou-se um encontro para celebrar o Dia da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Este encontro resultou da articulação entre as disciplinas de Geografia e Música com a Biblioteca Escolar e com o Clube Ubuntu, tendo contado com um excelente painel de convidados, com representantes da Amnistia Internacional, do Conselho Português dos Refugiados, da Cáritas Portuguesa e do SOS Racismo.
A diversidade cultural é um património comum da humanidade e, com a adoção, em setembro de 2015, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas, a mensagem do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é mais importante do que nunca para que se crie um diálogo contínuo, que garanta que todos os membros da sociedade beneficiem de um desenvolvimento sustentável.
Este encontro esteve completamente alinhado com os eixos do nosso Projeto Educativo e é nossa preocupação promover a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro. Esta foi mais uma oportunidade para promover a diversidade, os seus contributos, a sua singularidade, complementaridade e solidariedade. Foi, também, um contributo para “criar pontes” – já que somos uma Escola Ubuntu –, promover o respeito pela dignidade humana e aprofundar reflexões sobre os valores da diversidade cultural, a fim de aprendermos a “viver juntos” na nossa “casa comum”.
O encontro foi transmitido em streaming e está disponível em https://www.youtube.com/live/jWP5ol-EtKY
Professora Bibliotecária Dália Santos





