O espetáculo “Dos GRANDES para os pequenos” em digressão

No ano letivo anterior, a turma do 8.º E (atual 9.º E) apresentou o espetáculo "Dos grandes para os pequenos", uma oferta de leitura, arte e criatividade que quis proporcionar às crianças e alunos da EB da Malveira, a escola onde a maioria estudou e com a qual mantém fortes laços afetivos. Este espetáculo resultou da estreita articulação entre a disciplina de Língua Portuguesa e a Biblioteca Escolar e surgiu no contexto das "ofertas de leitura", que já são tradição durante a Semana da Leitura. O espetáculo congrega várias artes e o texto foi escrito colaborativamente por todos os alunos envolvidos. O mote foi o elogio da Língua Portuguesa, a promoção do gosto pela leitura, enquanto competência transversal, e também pela Arte, em geral.
No presente ano letivo, o espetáculo foi levado a todas as escolas do 1.º Ciclo e JI do Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena e ainda, a pedido da Presidente da União das Freguesias, Eng.ª Carla Galrão, à Escola Básica de S. Miguel de Alcainça.
Esta atividade integrou-se no projeto “Dar o Salto”, que visa promover a articulação entre ciclos, e proporcionou extraordinárias vivências aos nossos atores do 9.º E, mas também a todas as crianças que puderam assistir ao seu trabalho. Foram momentos de partilha, de aplicação de conhecimentos de várias disciplinas, de valorização da arte e de desenvolvimento de valores de cidadania.
Resta-nos agradecer o modo tão bonito e caloroso como fomos acolhidos em todas as escolas. Agradecemos também à União das Freguesias de Malveira e S. Miguel de Alcainça e à União das Freguesias de Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário pela colaboração na cedência do transporte para deslocarmos os nossos alunos.
Agradecemos, finalmente, aos alunos do 9.º E e felicitamo-los pelo empenho, entrega, responsabilidade, generosidade e brio. É um orgulho enorme e um privilégio trabalhar com alunos que revelam um elevado sentido de pertença à escola e se sentem parte da “Família AEPAL”. Obrigada também aos encarregados de educação.







