Mais de 800 mil euros de investimento para incentivar a reciclagem

No âmbito do projeto “MAFRA Reciclar a Valer +”, o Município vai instalar, em vários locais do território, máquinas para depósito de embalagens de plástico e alumínio, premiando os munícipes que efetuam a sua separação. Este projeto, que inclui várias medidas de promoção da reciclagem, representa um investimento total de 840 mil euros, dos quais 756 mil são financiados pelo EEA Grants Portugal, tendo o respetivo contrato sido assinado hoje numa cerimónia realizada no Porto, presidida pela Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa.
O projeto “Mafra Reciclar a valer +” tem como objetivo criar um laboratório vivo de sistemas de incentivo, que permita testar diferentes soluções tecnológicas e monitorizar os seus resultados, contribuindo para uma maior eficácia da reciclagem.
Para além da criação de uma rede inicial de 12 equipamentos para depósito de embalagens, será realizada uma campanha de comunicação, com várias ações de promoção e sensibilização da comunidade em lojas, mercados ou escolas e outros locais.
A par do Município de Mafra, este projeto tem como parceiros a Tratolixo, para onde serão encaminhados os resíduos recolhidos nas várias máquinas disponibilizadas, a Novo Verde e o Electrão, que ajudarão o projeto a escalar por todo o país, e ainda o Instituto Superior Técnico e a 3drivers que irão apoiar a monitorizar e a avaliar as melhores soluções. Conta, também, ainda com o apoio do Pingo Doce e do LIDL, onde serão colocadas máquinas de depósito, garantindo que os consumidores têm fácil acesso.
Mais informações.


