BioValue: projeto internacional pela biodiversidade

O Município de Mafra acolheu a reunião de arranque do consórcio internacional BioValue, liderado pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, que engloba universidades, organismos públicos (entre os quais, Mafra), empresas e organizações de quatro países da União Europeia. Este projeto avalia, à escala europeia, o valor da biodiversidade no planeamento e ordenamento do território.
Visa, ainda, a promoção de mudanças multinível nas diversas áreas de atuação governamental, como o desenvolvimento turístico, agrícola e florestal, bem como a implementação de estratégias energéticas, de mobilidade e habitacionais.
O Concelho de Mafra foi um dos casos de estudo apresentados durante a sessão realizada ontem no Salão Nobre do Edifício Municipal de Serviços (Loja do Cidadão), em Mafra, dada a sua constante aposta na sustentabilidade territorial. Para além de Mafra, foram apresentadas investigações sobre a província de Mecklenburgo, na Alemanha, e na região de Trento, em Itália.
Ao longo da sessão foram exploradas as medidas implementadas pela administração local e demais entidades dos três países, bem como perspetivas futuras relativamente ao planeamento urbano e à promoção da biodiversidade nas respetivas regiões.
Do programa fez parte uma visita do grupo de trabalho a alguns dos locais mais emblemáticos do Concelho, culminando com um concerto de carrilhão no Real Edifício de Mafra, Patrimómio Mundial da UNESCO.
O projeto BioValue estará em curso durante três anos, sendo financiado pela Comissão Europeia, ao abrigo do programa Horizonte Europa, no valor de 2,5 milhões de euros.












