PEJENE – Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas

O PEJENE é um programa de estágios, promovido pela Fundação da Juventude, para jovens a frequentar o Ensino Superior em todas as áreas académicas. De âmbito nacional, e desde 1993, este programa, para além de responder às necessidades de aprendizagem dos jovens a frequentar o Ensino Superior, é uma oportunidade para algumas empresas terem acesso facilitado a recursos humanos altamente qualificados.
De âmbito nacional, e desde 1993, este programa, para além de responder às necessidades de aprendizagem dos jovens a frequentar o Ensino Superior, é uma oportunidade para algumas empresas terem acesso facilitado a recursos humanos altamente qualificados.
Destina-se a:
• Empresas privadas, entidades públicas e ONG's, em qualquer área de atividade correspondente com as áreas disponíveis no Ensino Superior português.
• Jovens estudantes a frequentar qualquer ano do Ensino Superior Público, Privado e Cooperativo (CTeSP - Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciatura, Mestrado, Mestrado Integrado ou Pós-Graduação.
A pré-seleção dos estudantes fica condicionada ao preenchimento pelos candidatos dos requisitos exigidos pela Empresa/Entidade de Acolhimento. No website da Fundação da Juventude estarão disponíveis as vagas para estágio e os Estudantes candidatam-se diretamente às mesmas conforme a sua área de formação. Posteriormente, os Estudantes serão contactados pelas Empresas, caso estas tenham interesse no seu Curriculum. A seleção final é da responsabilidade das Empresas/Entidades de Acolhimento, e comunicado por estas aos Estudantes e à Fundação da Juventude.
Os estágios têm as seguintes características:
• Duração mínima de 2 a máxima de 3 meses, conforme as necessidades das Entidades de Acolhimento;
• Integrar o estagiário numa Entidade de Acolhimento (Empresa), desenvolvendo tarefas específicas de acordo com um Plano de Estágio previamente elaborado e segundo a área de formação do Estagiário;
• Supervisão dos estágios por um tutor técnico/orientador (profissional experiente da entidade de acolhimento) que, no final, elaborará um relatório de avaliação final;
• Pagamento pelas Entidades de Acolhimento de subsídios de alimentação e de transporte. Além disso, deverão fazer um Seguro de Acidentes Pessoais com a duração do período de estágio.
Mais informações em: https://www.fjuventude.pt/pt/pejene-empresas?eg_sub=6592eb0909&eg_cam=e47cf2da3ba68f370defd5716bbe152d&eg_list=11