Sessões de esclarecimento sobre a Vespa Asiática: balanço

Cerca de 170 munícipes participaram nas 11 sessões de esclarecimento e de sensibilização para o combate à Vespa Asiática/ Velutina, realizadas em vários locais do Concelho de Mafra, nas quais foram distribuídas diversas armadilhas caseiras.
Cada sessão permitiu consciencializar os participantes para a importância da ação conjunta na preservação da biodiversidade de espécies nativas e habitats, através do combate de espécies invasoras – como é o caso da Vespa Asiática, uma ameaça para as abelhas autóctones.
Este ciclo de ações foi, também, o mote da candidatura do Município de Mafra ao programa Bandeira Azul, que, em 2025, tem como tema “Restauro da Natureza”.
As sessões foram dinamizadas pelo Município de Mafra, em parceria com a Associação de Apicultores Abelha Saloia, Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesias, Agrupamentos e Grupos de Escuteiros, Associações e Grupos Desportivos, Associações de Caçadores, APERCIM – Associação para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Mafra, Santa Casa da Misericórdia e a Operação Integrada Local da Freguesia do Milharado (OIL-Milharado).
As sessões de esclarecimento contribuíram para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 2, 3, 4, 8, 11, 15 e 17.






