Aviso vermelho: agravamento das condições meteorológicas

O Serviço Municipal de Proteção Civil divulga que, de acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, é reforçado o aviso meteorológico de nível vermelho para o distrito de Lisboa, até às 06h00 do dia 30 de janeiro (quinta-feira), devido ao aumento da agitação marítima. Neste período de tempo, está prevista ondulação de noroeste com 7 a 8 metros de altura significativa, podendo atingir os 15 metros de altura máxima. Assim, está proibida a demanda ou a saída do Porto de Pesca da Ericeira, cuja barra se encontra fechada.
Mantém-se, também, o aviso amarelo para vento forte, entre as 06h00 do dia 29 de janeiro (quarta-feira) e as 18h00 do dia 30 de janeiro (quinta-feira). Está previsto vento do quadrante Oeste, a rodar para o quadrante Norte, com rajadas até 80-90 km/h, sobretudo na faixa costeira.
Neste sentido, é recomendado, à população em geral:
- Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
- Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
- Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais;
- Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima.