Voto de pesar
A Câmara Municipal de Mafra manifesta o seu pesar pelo falecimento do ilustre carrilhanista Francisco José da Silva Alves Gato, dirigindo as mais sentidas condolências à família enlutada.
Nascido na vila de Mafra em 9 de agosto de 1945, dedicou-se à arte de tocar carrilhão, seguindo os ensinamentos do seu pai, Francisco Alves Gato, carrilhanista no Palácio Nacional de Mafra entre 1947 e 1957.
Em 1965, Francisco José da Silva Alves Gato participou no Curso de Carrilhão promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e, a partir de 1972, executou numerosos concertos no carrilhão de Mafra, atividade que retomou regularmente em 1984, com recitais aos domingos.
Foi grande entusiasta do restauro dos carrilhões do Palácio Nacional de Mafra, tendo tido o gosto de tocar no concerto inaugural que assinalou este restauro, o qual decorreu em 2 de fevereiro de 2020, reunindo milhares de pessoas no Terreiro D. João V.
Francisco José da Silva Alves Gato é um exemplo dos filhos da terra que, com dedicação à arte musical, contribuem para a valorização do património cultural do Concelho de Mafra.
Pelos relevantes serviços prestados à comunidade, Francisco José da Silva Alves Gato foi distinguido com a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, pelo que, neste momento de despedida, esta autarquia renova, publicamente, o seu reconhecimento.
Mafra, 29 de outubro de 2024.