50.º aniversário do 25 de Abril

Assinalando os 50 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Mafra e a URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses inauguraram o memorial que presta homenagem “aos presos e perseguidos políticos do Concelho de Mafra que, na longa noite fascista, resistiram e lutaram pela Liberdade e pela Democracia”. Da autoria do escultor mafrense José Eduardo, este memorial está instalado no Largo Coronel Brito Gorjão, em Mafra, expressando a luta pelo derrube das grades das cadeias do fascismo, sobre o qual se eleva o cravo vermelho, símbolo da Revolução de Abril.
Resultado do trabalho de pesquisa realizado pela URAP, evocam-se cerca de duas centenas de homens e mulheres, naturais, residentes, estrangeiros e refugiados no Concelho de Mafra, que foram presos políticos entre 1926 e 1974. Em complemento, foi editada, em papel e em e-book, a publicação “Lutaram pela Liberdade! Uma História da Resistência ao Fascismo no Concelho de Mafra”, a qual reúne, pela primeira vez, informação histórica tratada e organizada, bem como a lista de presos políticos, biografias, testemunhos, pesquisa e investigação sustentada por fontes, estudos e imprensa da época.
Após a inauguração neste memorial, mais concretamente às 22h55 do dia 24 de abril de 2024 (hora em que, há 50 anos atrás, foi transmitida a canção “E Depois do Adeus”, primeira senha para o início das operações militares da Revolução), foi destacado o contributo dos jovens militares que se sublevaram na madrugada do 25 de Abril, destacando-se o papel da Escola Prática de Infantaria. Assim, foi apresentado o documentário histórico “25+25. Mafra na Revolução”, que trata o período revolucionário no seu todo, desde o planeamento do 25 de Abril de 1974, até ao desfecho do PREC, em 25 de Novembro de 1975. A história é contada na voz de quatro oficiais do Exército, que estiveram em Mafra durante esse período e que permaneceram ligados a esta vila ao longo dos anos: Coronel Rui Rodrigues, Coronel José Henriques, Coronel José Mousinho e General Pina Monteiro. Esta é uma iniciativa do Município, com apoio do Exército Português/ Escola das Armas, produção do grupo TEMA – Teatro Mafra, e realização de Lourenço Henriques.
Nos dias 25 e 26 de abril, o referido documentário está em exibição, às 21h30, na Casa da Música Francisco Alves Gato, em Mafra. Entrada gratuita, mediante levantamento de ingressos nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira.
















