Centro de Interpretação 'Barro de Mafra'

Assinalou-se, hoje, a abertura do Centro de Interpretação “Barro de Mafra”, localizado na Avenida Movimento das Forças Armadas (próximo ao Torreão Sul do Real Edifício de Mafra), n.º 28, que contribui para a preservação, divulgação e valorização da cerâmica mafrense, na qual se inclui o trabalho da olaria e do figurado de barro. Este é um dos legados culturais mais representativos do Concelho de Mafra.
Contando com a estreita colaboração de toda a comunidade oleira e também dos barristas concelhios, que gentilmente doaram/ cederam peças para a exposição ou prestaram apoio técnico, o Centro de Interpretação “Barro de Mafra” é o resultado de um trabalho coletivo, estando suportado em anos de pesquisa, com recolhas de terreno, inúmeras visitas às unidades de produção oleiras e de figurado, horas de conversas e registo das memórias dos oleiros e barristas.
O Centro de Interpretação “Barro de Mafra” pode ser visitado, gratuitamente, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Encerra às segundas-feiras, 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio, Quinta-feira da Ascensão ou da Espiga e 25 de dezembro.





















