Mafra recebe Assembleia-geral da APTCVC

Está a decorrer a Assembleia-geral da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC) no Torreão Sul do Real Edifício de Mafra, com a presença de representantes de mais de vinte municípios portugueses.
Na sessão da manhã, foram eleitos os órgãos sociais da APTCVC, para o mandato 2024-2025, seguindo-se a apresentação do projeto “SOS Azulejo”, uma iniciativa que visa a salvaguarda e valorização do património azulejar português, desenvolvida pelo Museu de Polícia Judiciária. A Assembleia Geral deliberou, ainda, sobre o Congresso da Academia Internacional de Cerâmica e, entre outros assuntos, foi abordado o programa do 6.º aniversário da APTCVC.
O programa integra, também, uma visita à exposição “Escola Real de Mafra”, patente na Galeria Municipal Torreão Sul, e uma visita ao Palácio Nacional de Mafra.
A APTCVC, da qual Mafra é um dos municípios fundadores, tem como objetivo a defesa, preservação e promoção do património cultural associado à atividade cerâmica, integrando os principais centros cerâmicos portugueses, caracterizados por uma forte ancestralidade e tradição cerâmica.
A par da atuação a nível nacional, a APTCVC integra o Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas (AEuCC), que engloba mais de 120 cidades em sete países europeus, com vista à cooperação transnacional no domínio da arte e do artesanato cerâmico, num incentivo à coesão social e económica.











