Expedição Oceano Azul Cascais | Mafra | Sintra: relatório científico

Já se encontra disponível para consulta o relatório científico da Expedição Oceano Azul Cascais | Mafra | Sintra, realizada no mês de outubro de 2022, a bordo do navio Santa Maria Manuela. Organizada pelos Municípios de Cascais, Mafra e Sintra e pela Fundação Oceano Azul, com o apoio do Governo português, esta expedição cumpriu o objetivo de aprofundar o conhecimento da biodiversidade e dos ecossistemas marinhos da região, constituindo um contributo essencial para a criação de uma Área Marinha Protegida de Iniciativa Comunitária (AMPIC) no mar que une estes territórios.
O relatório pode ser consultado em: https://www.oceanoazulfoundation.org/pt-pt/expedicao-oceano-azul-cascais-mafra-sintra/
A referida expedição, liderada por Emanuel Gonçalves, responsável científico e administrador da Fundação Oceano Azul, e Henrique Cabral, biólogo e investigador no Institut National de Recherche pour l’Agriculture, l’Alimentation et l’Environnement (INRAE), permitiu fazer um levantamento científico dos valores naturais da área marinha ao largo dos municípios de Cascais, Mafra e Sintra. Descobriram-se habitats como jardins de corais, campos de esponjas, florestas de kelp e recifes de sabelária. Também foram identificadas espécies de aves, algumas altamente ameaçadas, mamíferos marinhos, espécies de peixes e diversos invertebrados.
Este projeto resultou do trabalho colaborativo de 58 investigadores do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (Unidades Regionais de Investigação ISPA, Instituto Politécnico de Leiria, Universidade de Lisboa, Universidade de Évora e Universidade de Madeira), CCMAR - Centro de Ciências do Mar, CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera e IH - Instituto Hidrográfico, contando também com os contributos de pescadores locais, em particular da Ericeira e de Cascais, constituindo um exemplo de cooperação entre a comunidade e a ciência.
Imagens: Nuno Vasco Rodrigues




