Beneficiação da Fábrica da Água (ETAR) da Encarnação
A Fábrica da Água/ Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Encarnação vai ser reabilitada e beneficiada, num investimento de cerca de 2,8 milhões de euros. Para o efeito, foi hoje assinado o contrato para a empreitada de conceção-construção entre a Águas do Tejo Atlântico (empresa responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste) e o consórcio empreiteiro.
Esta intervenção de remodelação considera o aumento da população a servir, passando de 1.200 para 3.000 habitantes, e vai dotar a instalação de etapas de pré-tratamento, tratamento biológico e tratamento de lamas com tecnologias que pretendem maximizar a eficiência de tratamento e minimizar os custos operacionais. Será também introduzida uma etapa de tratamento de água para ser reutilizada em usos internos.
A empreitada de conceção-construção permitirá capacitar e melhorar a infraestrutura para tratar a generalidade dos caudais afluentes à Fábrica de Água da Encarnação, contribuindo para a preservação do ambiente e da saúde pública.
Estima-se que o início da obra tenha lugar no primeiro trimestre de 2024, com a conclusão prevista para meados de 2026.