Embarcações modernizadas

Assinalou-se, hoje, a apresentação de cinco embarcações modernizadas para pesca tradicional, com financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, contando com a presença da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, e da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho. Nesta oportunidade, foi também inaugurada a estátua “O Jagoz do Mar”.
A cerimónia, que decorreu no Porto de Pesca da Ericeira, teve início com a receção à Ministra da Ministra da Agricultura e Alimentação, ao som da banda da Associação Filarmónica Cultural Ericeira, tendo prosseguido com a bênção das embarcações “Lula”, “Toni Fernando”, “Pérola da Ericeira”, “Mestre Ló” e “Samas” pelo Pároco da Ericeira, Tiago Fonseca.
Antes das intervenções, realizou-se a entrega simbólica das chaves das embarcações e de equipamentos informáticos que possibilitam o acesso a documentação e dados, bem como a interação com plataformas e infraestruturas terrestres.
Intervieram o Presidente da Junta de Freguesia da Ericeira, Filipe Abreu, o Presidente da Direção da Associação dos Pescadores Profissionais da Ericeira, Márcio Barros, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, e a Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes.
Finalizada a primeira parte, os presentes prosseguiram até ao muro das Ribas, passando pela rampa da praia dos Pescadores, onde estão em exposição os antigos barcos de madeira, que durante anos serviram de transporte seguro aos pescadores. Futuramente, estes serão relocalizados junto do “Forte da Ericeira”, que será requalificado enquanto espaço museológico.
A cerimónia continuou com a inauguração da estátua “O Jagoz do Mar”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Mafra que pretende homenagear gerações de homens e mulheres da Ericeira que se dedicaram ao mar. Esta estátua, da autoria do escultor e munícipe José Queiroz, ergue-se junto ao muro das Ribas, sobranceira à praia dos Pescadores.



















































