Dia AgIR em Mafra

A Águas do Tejo Atlântico, S.A. (AdTA), entidade gestora do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste, promoveu uma sessão de apresentação do Plano de Ação para a Gestão das Águas Residuais Industriais na Região da Grande Lisboa e Oeste (AgIR), dirigida aos representantes das indústrias do Concelho de Mafra. Esta sessão contou com o apoio do Município de Mafra e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Mafra (SMAS Mafra).
O AgIR contempla o financiamento do Fundo Ambiental, por um valor de 4,4 M€, que contempla o “Apoio técnico aos municípios e às respetivas entidades gestoras «em baixa»” e o “Apoio técnico às indústrias, em articulação com os municípios e as respetivas entidades gestoras «em baixa»”, até ao primeiro semestre de 2026.
Para o efeito, a AdTA constituiu uma equipa técnica para trabalhar com os municípios e as indústrias dos seus territórios, no sentido de otimizar os processos de tratamento dos efluentes industriais, bem como os processos produtivos, na ótica da promoção de boas práticas mais circulares e sustentáveis, cujo contributo é essencial para preservar o ambiente e fortalecer a competitividade do território.








