Condições meteorológicas adversas

O Serviço Municipal de Proteção Civil informa que, de acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, estão previstos períodos de chuva, vento e agitação marítima forte durante as próximas 48 horas.
Hoje (quarta-feira, dia 18 de outubro), deverão ocorrer, a partir do fim da tarde: períodos de chuva; vento moderado a forte (25 a 40 km/h), com rajadas até 70 km/h, em especial junto à faixa costeira; e pequena descida da temperatura mínima.
Amanhã (quinta-feira, dia 19 de outubro), a previsão indica: chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, diminuindo de intensidade e de frequência a partir do meio da tarde; vento moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) junto à faixa costeira, tornando-se moderado a forte (30 a 50 km/h) a partir do meio da manhã, com rajadas até 110 km/h até ao fim da tarde, em especial junto à faixa costeira; e pequena descida de temperatura.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda à população que se resguarde em casa. Em caso de necessidade de deslocação, tome uma atitude preventiva na circulação pedonal ou rodoviária, nomeadamente:
- Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e evitando a circulação em zonas inundadas. Tenha especial atenção a lençóis de água nas vias;
- Ter cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atenta para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em locais de vento mais forte;
- Ter especial cuidado na circulação junto a zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de transbordo dos cursos de água.
- Não se aproximar da orla costeira, nem praticar atividades relacionadas com o mar, pois verifica-se aviso de agitação marítima, podendo ocorrer arrastamentos.