Mafra acolhe encontro de investigação em música

Já começou a 12.ª edição do Encontro de Investigação em Música, organizado pelo Museu Nacional da Música (MNM) e pela Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM). O evento, que este ano decorre em Mafra com o apoio da Câmara Municipal (CMM), prolonga-se até 1 de outubro, Dia Mundial da Música.
Neste encontro, que está a ter lugar no Torreão Sul do Real Edifício de Mafra, participam investigadores que, ao longo de quatro dias, apresentam os resultados de inúmeros projetos em curso em várias universidades e centros de investigação do país.
Na sessão de abertura, marcaram presença o Presidente da CMM, Hélder Sousa Silva, o Presidente da SPIM, José Oliveira Martins, e o Diretor do MNM, Edward Ayres de Abreu.
Na programação destacam-se as palestras de Judith Dehail, docente universitária na Universidade de Aix-Marseille e com uma tese de doutoramento intitulada “Os Museus de Música Avaliados Pelos Seus Visitantes. Análise Crítica das Normas dos Museus e da Relação com o Conhecimento”, bem como de Rosário Pestana, Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro e com trabalho de investigação sobre processos de documentação e arquivo de música, folclorização, música e migração, música de expressão local e associativismo musical.
Destacam-se também dois concertos: no dia 28, às 18 horas, será possível assistir a um recital do pianista guatemalteco Roberto Chamalé, que apresentará repertório diversificado, desde o clássico Joseph Haydn até aos modernos Joaquin Turina e Dmitri Chostakovich; no dia 30, igualmente às 18 horas, o evento acolhe um concerto do Coro de Câmara de Lisboa, sob o tema “A Música Coral e a Natureza”, sob a direção de Teresita Gutierrez Marques.
Um dos momentos de referência da programação é apresentação pública do projeto do novo Museu Nacional da Música, que pela primeira vez incidirá com maior detalhe sobre a museografia agora em preparação, numa altura em que as obras para a instalação do museu já começaram. Esta apresentação, feita pelo Diretor do Museu, o musicólogo Edward Ayres de Abreu, decorrerá no dia 29, às 18 horas.








