Vésperas solenes
Na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, o Enviado Especial do Papa Francisco, Cardeal José Tolentino de Mendonça, presidiu à celebração das Vésperas Solenes, que antecedem a Missa de Coroação Pontifícia da imagem de Nossa Senhora da Soledade, que se realiza amanhã, às 11 horas.
A componente musical desta celebração, assegurada pela Capella de São Vicente e pelos seis órgãos da Basílica, incluiu, para além de canto gregoriano e de cânticos litúrgicos em português, a primeira execução moderna do “Magnificat” de Marcos Portugal, até agora inédito na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, assim como a estreia absoluta do “Deo Gratias” de João Vaz. O carrilhão e restantes sinos foram executados por Abel Chaves, destacando-se também a participação de clarins da Fanfarra do Exército.
Estas cerimónias religiosas encerram o programa do IV Fórum Pan-Europeu de Irmandades, que decorre em Mafra, com o alto patrocínio da Presidência da República Portuguesa, do Dicastério para a Evangelização e o Conselho das Conferências Episcopais Europeia e o apoio do Município de Mafra, Palácio Nacional de Mafra e Escola das Armas.